Notícias Notícias

Voltar

Pesquisadora Nádia Battella Gotlib (USP) abre webinário sobre Clarice Lispector amanhã (16)

A live tem início às 19h através do canal do YouTube da UFPE

Tem início amanhã (16) o webinário “ClariceAno 100”, promovido pela Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e pelo Instituto de Arte Contemporânea (IAC), como parte do projeto que homenageia o centenário da escritora Clarice Lispector. O primeiro dia do evento traz a escritora, pesquisadora e professora livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) Nádia Battella Gotlib, uma das maiores especialistas brasileiras na obra da autora. A live tem início às 19h através do canal do YouTube da UFPE e pode ser acessada pelo link www.bit.ly/claricedia1.

Nádia Battella Gotlib é mestra, doutora e professora livre-docente pela Universidade de São Paulo, onde atuou, desde 1970, como professora e pesquisadora nas áreas de Literatura Portuguesa e Literatura Brasileira. Atualmente, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. É autora da biografia “Clarice, uma vida que se conta” e de “Clarice Fotobiografia”, além de diversos artigos sobre Clarice Lispector. Para o webinário, Nádia trará a palestra “Clarice Lispector: literatura e cinema”. A conversa será mediada pelo diretor de Cultura da Proexc, professor Hélio Pajeú.

Na quinta-feira (17), o webinário receberá a professora Raíra Maia, do Departamento de Letras da UFPE, e a jornalista e pesquisadora Geórgia Alves. doutora em Literatura. A professora Raíra Maia abordará questões particulares da obra de Clarice através da palestra “Identidade Clandestina: considerações sobre a ficção de Clarice Lispector”. Já Geórgia Alves trará o tema “Clarice e o amor ao Recife”, na qual abordará a relação da autora com a cidade, com dados e proposições presentes na sua dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. A conversa será mediada pelo coordenador do IAC, o jornalista e produtor cultural Talles Colatino, e também acontecerá às 19h pelo YouTube da UFPE. A live pode ser acessada pelo link www.bit.ly/claricedia2.

Data da última modificação: 15/12/2020, 17:30