Pesquisa internacional sobre atenção básica à saúde apresenta resultados em webinários

Entre os pesquisadores envolvidos estão três professores da UFPE, Adriana Falangola, Keila Brito e Francisco Santos

Uma pesquisa internacional sobre atenção básica à saúde será apresentada, de amanhã (27) e nos dias 3, 10 e 17 de novembro, em webinários sobre a contribuição do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) no desempenho da atenção básica do Brasil. O estudo, financiado pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), em parceria com outras fundações, por meio do Edital MRC/Confap, tem a participação de pesquisadores da UFPE.

O PMAQ-AB foi um programa do Ministério da Saúde que esteve vigente, entre 2011 e 2019, e que tinha como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propôs um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa elevava o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingissem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

Durante os webinários, os resultados dos estudos produzidos pelo grupo EquiPMAQ serão apresentados e discutidos com pesquisadores do Brasil e de outros países e com gestores de saúde com vasta experiência de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). As lições aprendidas com o programa serão debatidas no contexto das mudanças recentes do pagamento por desempenho na atenção básica. Haverá tradução simultânea inglês/português.

O grupo EquiPMAQ é composto por pesquisadores) da Universidade Federal de Pernambuco (Adriana Falangola – PPGSC/CCM, PPGGERO/CCS, PPGGES/CCSA; Keila Brito – CAV, PPGSC/CCM; Francisco Santos – CAA), Fiocruz Pernambuco (Garibaldi Gurgel Júnior, Mariana dos Santos), Universidade de Brasília (Everton Silva, Helena Shimizu), Fiocruz Brasília (Jorge Barreto), Universidade Federal da Paraíba (Luciano Gomes, Juliana Sampaio, André Bonifácio), Universidade Federal da Grande Dourados (Letícia Xander), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Airton Stein), London School of Hygiene and Tropical Medicine (Josephine Borghi, Timothy Powell-Jackson, Roxanne Kovacs, Loveday Penn-Kekena, Nasser Fardousi) e Imperial College (Søren Rud Kristensen).

Confira a programação dos webinários

27/10, às 10h

Webinário 1: O PMAQ-AB reduziu desigualdades socioeconômicas no desempenho das equipes de saúde da atenção básica no Brasil?

Será abordada a contribuição do PMAQ-AB na redução das desigualdades socioeconômicas no desempenho das equipes de saúde da atenção básica, analisando dados dos três ciclos do programa. O conteúdo-base do webinário encontra-se neste artigo e no policy brief

03/11, às 10h

Webinário 2: O PMAQ-AB contribuiu para a redução das hospitalizações evitáveis?

Será discutido o papel do PMAQ-AB na redução das hospitalizações evitáveis, analisando dados longitudinais de 2009-2018 dos municípios brasileiros. O conteúdo-base do webinário encontra-se neste artigo.

10/11, às 10h

Webinário 3: A forma de implementar o PMAQ-AB no município importa? Evidências do PMAQ-AB sobre o desempenho das equipes de saúde nos municípios brasileiros

Será abordado como os municípios implementaram o PMAQ-AB em nível local e se essas formas de implementação estão associadas a um melhor desempenho das equipes de saúde da atenção básica.

17/11, às 10h

Webinário 4: Qual a percepção de atores-chave sobre a implementação do PMAQ-AB em nível local?

Será discutida a percepção de atores-chave municipais envolvidos no processo de implementação do PMAQ-AB, os quais identificaram mecanismos positivos e negativos do programa para a melhoria do acesso e qualidade da atenção básica.

Inscrição aqui.

Professora Adriana Falangola (UFPE)

adriana.bbezerra@ufpe.br

Data da última modificação: 26/10/2021, 16:46