Notícias Notícias

Voltar

Pesquisa da UFPE investiga a influência da expressão de receptores de estrógenos em mulheres com síndrome metabólica em idade fértil e na pós-menopausa

Interessadas podem responder a questionário on-line

Pesquisadores do Laboratório de Genética e Biologia Molecular Humana (Departamento de Genética da UFPE) estão investigando a influência da expressão de receptores de estrógenos em mulheres com síndrome metabólica em idade fértil e na pós-menopausa. O questionário está disponível aqui. 

A pesquisa busca participantes voluntárias, tanto mulheres em idade-fértil, quanto na pós-menopausa, que possuam síndrome metabólica ou se enquadrem como saudáveis. As mulheres com síndrome metabólica devem apresentar, pelo menos, três das seguintes patologias cardiometabólicas: obesidade, dislipidemia, Diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão. Mulheres saudáveis não devem apresentar nenhuma das quatro patologias.

O estudo, desenvolvido pela mestranda Rebeca Micaela da Silva, sob a orientação da professora Jaqueline de Azevêdo Silva, do Departamento de Genética da UFPE, e coorientação da pesquisadora Suelen Cristina de Lima, do Laboratório de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz-IAM, busca compreender a relação entre os receptores de estrógenos e o desenvolvimento de doenças cardiometabólicas como obesidade, dislipidemia, Diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial sistêmica na síndrome metabólica, uma vez que os estrógenos, principais hormônios esteroides sexuais femininos, atuam como um fator de proteção contra o desenvolvimento dessas patologias.

Mais informações
(87) 99996.4164 (WhastApp)

rebeca.micaela@ufpe.br

Data da última modificação: 27/06/2022, 16:03