Pesquisa Clínica no HC é tema de reunião de trabalho com reitor da UFPE

Encontro reuniu dirigentes do hospital e da Universidade para debater futuras ações

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital das Clínicas da UFPE apresentou ao reitor Anísio Brasileiro, à vice-reitora Florisbela Campos, e a sua equipe executiva, envolvendo diretores e pró-reitores, durante reunião de trabalho, a “Pesquisa Clínica no HC/UFPE: Perspectivas e desafios no contexto da inovação”, ontem (8). O evento ocorreu na sala 6 do antigo curso médico, local das futuras instalações do Centro de Pesquisas Clínicas do HC, que é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Raítza Vieira

Célia destacou ações desenvolvidas na graduação e na pós-graduação
no âmbito do HC

O reitor Anísio Brasileiro destacou a importância do HC como gerador de conhecimento ao longo dos anos. “Somos um hospital que forma médicos e diversos profissionais e serve à população ao mesmo tempo em que gera pesquisas e conhecimento. O HC vai construir, em breve, o seu Centro de Pesquisas Clínicas, e já conseguimos formar várias agendas nos próximos dias com as diversas pró-reitorias e com a Cappe (Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas) para aumentar ainda mais a integração e a geração de conhecimento no hospital. Tudo isso aliando ensino, pesquisa e extensão”, explicou.

A intenção da UFPE e do HC é cada vez mais estreitar os laços e aliar as pesquisas desenvolvidas à assistência dada à população. “Este é um momento ímpar para uma integração ainda maior entre o hospital e a academia, entre a assistência e a pesquisa”, apontou o superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro.

A gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Célia Castro, destacou as ações desenvolvidas na graduação e na pós-graduação no âmbito do HC, como as ações de fortalecimento dos Programas de Residências por meio da Jornada Científica (anual) e Reuniões Científicas (mensal), entre outras. E, principalmente, falou sobre a importância da concretização do Centro de Pesquisas Clínicas. “Essa ação vai fortalecer a nossa estrutura de pesquisa dentro do hospital. Estamos só aguardando a liberação de quase R$ 1,7 milhão por parte da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para iniciar as obras e tirar esse sonho do papel”, contou.

Representando a sede da Ebserh, a coordenadora de Ensino e Pesquisa da estatal, Caroline Valero, elogiou a iniciativa. “A Ebserh apoia e quer fazer parte dessa integração que nos une aos hospitais e às universidades federais. É muito gratificante ver esse movimento de união em prol do aumento da produção científica e de conhecimento”, destaca.

Data da última modificação: 09/08/2017, 18:11