Nudoc-UFPE realiza ciclo de debates com lançamento do relatório “Conflitos no campo Brasil 2022”

O evento terá cinco encontros e será realizado até o dia 29 de novembro

No dia 17 deste mês, às 14h, o Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais (Nudoc) da UFPE dá início ao ciclo de debates que contará com o lançamento da publicação “Conflitos no campo Brasil 2022”. O evento terá cinco encontros e será realizado até o dia 29 de novembro.

A primeira atividade acontecerá no auditório do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade e terá como tema os “Conflitos no Campo no Brasil em 2022”, com destaque para Pernambuco. Contaremos com a participação de Renata Albuquerque, do Centro de Documentação Dom Tomás Balduino - Comissão Pastoral da Terra (Cedoc-CPT), entidade responsável pelo registro de divulgação dos conflitos no campo no Brasil.

Em 2022, foram 47 assassinatos por conflitos no campo – um aumento de 30,55% em relação ao ano anterior. Uma das vítimas fatais foi o menino Jonatas, de apenas nove anos, filho de uma liderança rural em Barreiros (PE). A apresentação trará os testemunhos e apelos de agricultores e agricultoras da Mata Sul e Mata Norte de Pernambuco.

Os dados da 37ª edição do relatório apontam para o aumento dos conflitos e para as mortes de Yanomamis em decorrência de conflitos, dos registros de violência na Amazônia e no Matopiba (acrônimo dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e apresentam números de casos de trabalhadores resgatados de condição análoga à escravidão, que correspondem ao mais alto índice dos últimos dez anos.

Além de denunciar as violências cometidas contra camponeses, posseiros, os sem-terra, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, o relatório também apresenta as formas de resistência e luta desses povos. O lançamento na UFPE procura chamar a atenção da comunidade universitária e da sociedade para a questão agrária e a ação dos movimentos sociais no campo.

CICLO DE DEBATES - As atividades acontecerão no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Além disso, elas contarão com a presença de militantes ligados a diferentes pautas para que tratem de suas experiências e debatam sobre questões caras à realidade nacional e internacional.

Para se inscrever no ciclo, basta preencher o formulário eletrônico. Será emitido certificado da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) para aqueles que obtiverem 60% da participação, ou seja, estiverem presentes em, pelo menos, três encontros. A entrega do certificado de 18 horas será realizada em dezembro deste ano. Caso seja necessária uma declaração de participação da atividade, em separado, solicitar no e-mail contato.nudoc@ufpe.br.

17/08 - 14h - auditório do DHT/UFPE
Conflitos no campo - Brasil, 2022
Com Renata Albuquerque da Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Acesse aqui o documento do Conflitos no Campo Brasil 2022