Nova diretoria do Centro de Ciências Médicas (CCM) toma posse

Novos dirigentes defenderam a integração e a inovação para transformar o ensino da Medicina

Os professores Luiz Alberto Mattos e Tércio Souto Bacelar tomaram posse ontem (27) como diretor e vice-diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM), a Faculdade de Medicina do Recife (FMR), para um mandato de quatro anos (2021-2025). O evento, realizado no Auditório Professor Jorge Lôbo, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), teve transmissão ao vivo no canal da UFPE no YouTube, onde pode ser conferido na íntegra.

Fotos: Anderson Lima

Evento foi realizado no Auditório Jorge Lôbo, do CCS

O reitor Alfredo Gomes deus as boas-vindas aos novos diretores frisando o desafio de se assumir a gestão na Universidade num momento de ausência de políticas voltadas às instituições públicas de ensino. “É uma grande satisfação estarmos nesse momento de transição e de fortalecimento do processo de democracia da universidade, que agora se materializa. Os professores Luiz Alberto e Tércio vão assumir a gestão num contexto de muita dificuldade. É preciso que nós possamos ampliar o diálogo e fortalecer os alicerces da universidade pública”, explica.

Posse foi prestigiada por autoridades, familiares, docentes e técnicos

O novo diretor Luiz Alberto, na representação da chapa com o professor e vice-diretor do CCM Tércio Bacelar, em um discurso único, relembrou os objetivos propostos para a gestão da faculdade. “No ensino, nosso último projeto pedagógico do curso já contempla metodologias e práticas de avaliação mais ativas, centradas no aluno e integrada à comunidade e aos princípios do SUS. Na pesquisa, perseguiremos estratégias e consensos que se aliem à interdisciplinaridade, à transdisciplinaridade, à integração com a sociedade e à internacionalização. Quanto à extensão, consideramos um modelo da universidade que pensa o seu entorno, como um instrumento para mitigar as injustiças sociais. Entendemos, por fim, que a integração e a inovação são capazes de transformar o ensino”, avalia.

O professor Silvio Caldas, primeiro diretor do CCM, enalteceu a história da FMR, desde a sua fundação, há 101 anos, até a criação do CCM. “Todos nós testemunhamos um renascimento que será decantado pelos futuros memorialistas. Estamos hoje testemunhando a consagração desse renascimento (da Faculdade de Medicina do Recife), quando a primeira diretoria eleita do Centro de Ciências Médicas toma posse solenemente”, comemora.

O prefeito João Campos, que veio ao CCS prestigiar a posse, destacou a tradição formadora da graduação em Medicina da UFPE e o caráter gerador de empregos do curso. “O Recife tem uma economia baseada no setor de serviços e um importante ativo, que é nosso polo médico. São mais de 70 mil empregos diretos e um faturamento acima de R$ 7 bilhões ao ano. Então, eu queria me colocar à disposição do professor Luiz Alberto e do professor Tércio para, no que a prefeitura puder ajudar, viabilizar que o Recife se consolide não apenas como um grande polo médico, mas, como originalmente sempre foi, um grande polo formador de pessoas”, destaca.

TRADIÇÃO – O Centro de Ciências Médicas (CCM), também denominado de Faculdade de Medicina do Recife, foi criado em 2018, com o objetivo de ser a unidade institucional onde se concentram as atividades acadêmicas e administrativas do curso de medicina do Campus Recife. Com a nova sede, o centro refunda a história e a identidade da faculdade centenária, indo ao encontro dos anseios da comunidade acadêmica da UFPE.

O prédio contempla ambientes para práticas com laboratórios integrados, salas de tutoria, espaços de convivência para alunos e professores e salas de avaliação das práticas. Além de abrigar a graduação de medicina, o CCM concentra os Programas de Pós-Graduação em Cirurgia (PPGC), em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA), Saúde Coletiva (PPGSC), Saúde Translacional (PPGST), Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (PPGNCC) e Medicina Tropical (PPGMT).

Data da última modificação: 28/07/2021, 17:22