Nova diretoria do CCSA toma posse em evento on-line

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da UFPE no YouTube e contou com a participação de diretores de centros, representantes discentes e a gestão da UFPE

Tomaram posse, na manhã de hoje (26), como os novos diretor e vice-diretor, respectivamente, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) os professores Zionam Euvécio Lins Rolim, do Departamento de Ciências Econômicas, e Marcos Gois Oliveira, do Departamento de Ciências Administrativas. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da UFPE no YouTube e contou com a participação de diretores de centros, representantes discentes e da gestão da UFPE. Os docentes foram eleitos para o quadriênio 2021-2025 com um total de 433 votos (93,67% do total), através do sistema e-Votação UFPE.

O professor Jeronymo Libonati, diretor da gestão antecessora, exaltou em seu discurso as direções passadas do CCSA e o protagonismo do centro. “Cada antecessor da nossa gestão deixou grande contribuições e exemplos. Não construímos nada do zero. Estamos na casa que gera conhecimento de gestão para instituições públicas e privadas bem como para o desenvolvimento e avaliação de políticas públicas, com prevalência da reflexão crítica e diversa que surge dos nossos debates”, pontuou.

O diretor empossado, Zionam Euvécio Rolim, destacou a importância de se voltar à integração da Universidade com seu entorno, resgatando a colaboração do CCSA nesse aspecto, o da aplicação do conhecimento. “A integração para mim é fundamental, tanto entre os departamentos e centros, quanto com a região e os bairros. Já tivemos experiências com cursos oferecidos à associação de bairro do Engenho do Meio, mas isso precisa ser ampliado, bem como a integração entre teoria e prática, universidade e mercado. Temos o exemplo da ACE Consultoria, nossa empresa júnior, que faz um trabalho de impacto”, observa.

Marcos Oliveira, vice-diretor, lembra que o CCSA vai fazer 47 anos e que começa a se preparar para celebrar meio século de existência, o que torna a responsabilidade da gestão que inicia ainda maior. “Observo que o CCSA, desde o seu nascedouro, já mostrava vocação para as questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social. Não somos apenas uma escola de negócios, mas temos o privilégio de ser uma escola de negócios com alma social”, lembra. Para o vice-diretor, é notório o avanço da UFPE na proposição de instituição que assume o protagonismo do desenvolvimento do Estado. “O capital intelectual da Universidade deverá ser disponibilizado à sociedade, ajudando a mitigar e até mesmo eliminar fatores indesejáveis da mudança social em curso”. Pare ele, o CCSA se apresenta a sociedade como fomentador de mudanças na gestão pública e privada.

O reitor Alfredo Gomes lembrou que é preciso incentivar a cultura da inovação, do empreendedorismo da iniciativa. “A universidade não pode se furtar a fazer as parcerias corretas e adequadas com o mundo produtivo e com as instâncias públicas em geral. Precisamos fortalecer esse caminho”, ponderou. O vice-reitor Moacir Araújo destacou a importância de reforçar os princípios que direcionam a gestão e que é essencial à instituição pública. “É fundamental termos sempre os nossos centros acadêmicos fortes. O protagonismo da nossa UFPE será tão mais forte quanto mais forte for o protagonismo dos nossos centros”, disse.

CURRÍCULOS – Zionam Euvécio Lins Rolim tem graduação em Economia pela UFPE, mestrado em Economia pela UFPE e PhD em Economia pela Universidade de Sussex, na Inglaterra. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, Economia do Turismo e História Econômica. Marcos Roberto Gois de Oliveira Macedo possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFPE, mestrado em Administração pela UFPE e doutorado em Economia pela UFPE com estágio de doutorado na Universidade Panthéon-Sorbonne, em Paris. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Finanças.

Data da última modificação: 26/01/2021, 17:24