Mestrado em Hotelaria e Turismo da UFPE tem aula inaugural na próxima quarta-feira (9)

A aula inaugural do curso de Mestrado em Hotelaria e Turismo da UFPE será às 19h30 da próxima quarta-feira (9), no auditório do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT), no Campus Recife da Universidade. A aula será ministrada pelo professor Alexandre Panosso Netto, que é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de São Paulo (USP) e vice-diretor presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur).

O Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR) foi aprovado em dezembro de 2016 e esta será a primeira turma do curso de mestrado acadêmico em Hotelaria e Turismo. O mestrado acadêmico é coordenado pela professora Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa e tem como vice-coordenador o professor Sérgio Rodrigues Leal. A área de concentração do curso tem como foco o desenvolvimento de pesquisas que possibilitem uma maior compreensão dos conceitos, das metodologias e das práticas que envolvem a gestão da rede de negócios relacionada à Hotelaria e ao Turismo, buscando o entendimento mais amplo desse ambiente, na perspectiva dos seus impactos sociais, culturais e do desenvolvimento sustentável do turismo, a partir de uma perspectiva da inovação e criatividade.

São duas linhas de pesquisa. A primeira, denominada “Gestão de Empresas Hoteleiras e Turísticas (GEHT)”, é voltada para a análise da gestão de empresas de hotelaria e de turismo, principalmente as estratégias adotadas na atualidade, bem como nas práticas e inovações gerenciais, contribuindo para a compreensão dos problemas enfrentados pelas empresas no contexto do turismo e seus reflexos no desenvolvimento e estruturação da atividade turística. E a segunda, denominada “Turismo, Cultura e Sociedade (CTS)” busca a análise da atividade turística a partir de uma perspectiva social e de seus reflexos nas dinâmicas produtivas, culturais, educacionais, políticas e ambientais que envolvem os polos emissores e receptores de turismo no sentido de um desenvolvimento sustentável.

PALESTRANTE – Graduado em Filosofia (1994) e em Turismo (1998), ambas pela Universidade Católica Dom Bosco, o professor Alexandre Panosso Netto possui pós-graduação em História do Brasil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), pós-graduação em Turismo: planejamento, gestão e Marketing, pela Universidade Católica de Brasília (2002), mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado em turismo pela Universidad Europea Miguel de Cervantes, em Valladolid, na Espanha. Atualmente, é professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Desde setembro de 2015 é vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur).

Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT)
(81) 2126-7491/8750/8751

Data da última modificação: 02/08/2017, 12:36