Maracatus de baque solto são tema de pesquisa da UFPE premiada pelo Iphan

Trabalho analisou políticas públicas para culturas populares e relações de maracatus de baque solto com a burocracia estatal

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), premiou a tese de doutorado intitulada “‘Cultura’ e Burocracia: as relações dos maracatus de baque solto com o Estado”. A pesquisa, produzida por Leonardo Leal Esteves, sob a orientação da professora Lady Selma Ferreira Albernaz, recebeu menção honrosa no Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular 2023. O trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE (PPGA) em 2016.

Leonardo analisou, em sua pesquisa, as políticas públicas voltadas às culturas populares e buscou compreender os desafios que envolvem as relações dos maracatus de baque solto com a burocracia estatal. A tese está disponível no Repositório de Teses e Dissertações da UFPE. De acordo com o pesquisador, o Prêmio Sílvio Romero é o concurso mais prestigiado e concorrido de pesquisas sobre folclore e cultura popular do país. “Estar entre os indicados é um reconhecimento importante da qualidade e relevância do trabalho acadêmico desenvolvido pelas pesquisadoras e pesquisadores deste campo e do PPGA”, destaca.

Leonardo realiza, atualmente, estágio pós-doutoral no International Postdoctoral Program (IPP) (Programa Internacional de Pós-Doutorado, em tradução livre) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (IPP-Cebrap). Ele também é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGA/UFS).

Além da pesquisa de Leonardo, foram premiadas outras quatro teses de doutorado produzidas na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular tem o objetivo de fomentar pesquisas e estimular a diversidade e atualização da produção de conhecimento no país voltada para esse campo de estudos. A comissão julgadora analisou 45 trabalhos. O resultado do concurso foi divulgado na terça (21) no site do Iphan.

Resumo da tese

Este trabalho tem como tema as relações dos maracatus de baque solto com o Estado, mediadas pelas políticas culturais. Nas últimas décadas, se por um lado, houve uma ampliação das políticas públicas voltadas para as culturas populares, por outro, percebe-se uma dificuldade significativa por parte dos representantes deste “segmento” em ter acesso a estas políticas que lhes são destinadas. Buscando se adequar a preceitos republicanos de isonomia, democracia e transparência, órgãos de controle do Estado têm instituído uma série de mecanismos burocráticos como exigência para fomento à cultura. O maracatu, no entanto, como afirmam seus representantes, é uma “brincadeira pesada!”. Ainda que as políticas culturais sejam uma dimensão importante para seus participantes, as relações com o Estado podem ficar perdidas em algumas encruzilhadas.

Leonardo Esteves

leonardolesteves@gmail.com