Mais de 130 pessoas são atendidas em mutirão de lesões suspeitas de câncer de pele no HC

Ação foi realizada na Clínica Dermatológica por profissionais e residentes do HC com participação de membros da Liga de Dermatologia da UFPE

Cento e trinta e uma pessoas foram atendidas no mutirão de avaliação dermatológica realizado pelo Hospital das Clínicas da UFPE em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no último sábado (2), em celebração ao Dezembro Laranja, campanha de conscientização sobre o câncer de pele. A ação foi direcionada a pessoas com lesões suspeitas de câncer de pele e contou com a participação de profissionais e residentes do HC e de estudantes da Liga Acadêmica de Dermatologia da UFPE (Laderma). O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O câncer de pele responde por um em cada três diagnósticos de câncer no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). “A Clínica Dermatológica do HC trouxe benefícios significativos a 131 pacientes avaliados. Destes, 15 saíram com cirurgias agendadas para este mês, enquanto dez foram diagnosticados com lesões suspeitas e, por isso, incluídos em uma lista para intervenções cirúrgicas programadas para 2024”, explicou a coordenadora do mutirão e dermatologista do HC, Roberta Siqueira. “Esses resultados não seriam possíveis sem o esforço dedicado de todos os médicos (25 dermatologistas, um cirurgião plástico, uma radiologista) e de cinco colaboradores envolvidos nessa nobre ação voluntária, além do apoio irrestrito do HC para a realização da ação”, destacou.

Roberta Siqueira também ressaltou o aspecto educativo do evento com a orientação dos pacientes sobre a importância da prevenção (com medidas de proteção solar) e do autoexame. “São conhecimentos valiosos para proteger a saúde e identificar sinais precoces de câncer de pele. A continuidade dessas ações anuais destaca a importância da prevenção e detecção precoce como pilares fundamentais na batalha contra o câncer de pele”, completou.

A campanha Dezembro Laranja é um alerta para as pessoas protegerem a pele dos raios solares e investigarem lesões e manchas suspeitas de câncer: aquelas que sangram facilmente; uma pinta preta ou castanha que muda de cor, de textura e de tamanho; e uma mancha ou ferida que não cicatriza, cresce e sangra.

Data da última modificação: 05/12/2023, 13:25