Notícias Notícias

Voltar

Livro organizado por professores do Campus Caruaru explora Sociologia do Êxito Improvável

Dilson Cavalcanti e Constantin Xypas atuam no do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)

“Da luta pelo saber à construção do êxito escolar: contribuição à Sociologia do Êxito Improvável” é o livro que os professores Dilson Cavalcanti e Constantin Xypas organizaram e acabam de lançar pela editora CRV. Cavalcanti é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Xypas, professor visitante do mesmo programa. A obra pode ser comprada no site da editora em formato impresso ou digital. 

“O que apresentamos nesta obra vai além de teorias e narrativas dispostas e organizadas em capítulos. Trata-se de encontros, diálogos, reflexões, partilhas, colaborações, atuação profissional, mas sobretudo, um olhar precioso sobre vidas que lutam, que ultrapassam dificuldades. Uma miscelânea de vidas diferentes, maravilhosamente olhadas com cuidadosa atenção naquilo que compartilham em comum – a origem popular, a luta pelo saber e conquista do êxito escolar e da ascensão social ao obterem alto grau (mestrado e doutorado) em estudos acadêmicos”, explica Cavalcanti.

“O teor deste livro releva de um marco importante da valiosa e fecunda atuação do professor Constantin Xypas, pesquisador francês de larga experiência nos estudos acerca da Sociologia do Êxito Improvável. Sua aproximação com o CAA aconteceu em 2018 em ocasião dos diálogos que iniciamos acerca da noção de relação ao saber (rapport au savoir)”, lembra o professor. Xypas faz parte do Núcleo de Pesquisa da Relação ao Saber (Nuperes), coordenado por Cavalcanti. A noção de relação ao saber é definida por Bernard Charlot, recentemente intitulado como Doutor Honoris Causa da UFPE. 

Data da última modificação: 17/12/2020, 16:52