Notícias Notícias

Voltar

Lika promoverá webinar sobre complicações neurológicas em pacientes acometidos pela covid-19

O evento será transmitido no canal do YouTube do Lika, às 10h

“Complicações neurológicas em pacientes com infecção SARS-Covid-19” e “Imunidade e saúde mental na pandemia” são os temas do próximo webinar da série de seminários virtuais promovidos pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado na próxima sexta-feira (27), às 10h, no canal do YouTube do Lika. 

As palestras serão ministradas pelo professor Kleiton de Barros Borges, de Neurologia da UFPE e pesquisador do Lika, e pelo professor João Ricardo Mendes, de Psiquiatria da UFPE, também pesquisador do Lika e fellow da John Simon Guggenheim Memorial Foundation. A mediação será realizada pelo diretor do Lika, José Luiz de Lima Filho.

A pandemia causada pelo novo coronavírus determinou consequências nocivas para a população e os pacientes acometidos pela doença podem apresentar uma gama de manifestações clínicas, e dentre elas estão as neurológicas, é o que o neurologista e professor de Neurologia da UFPE Kleiton de Barros Borges explica.

Borges ainda ressalta que essas manifestações neurológicas são muito prevalentes e podem impactar em quadros graves. “Essas manifestações determinam um grau de mortalidade. Então, entender que elas existem é fundamental para conseguirmos melhorar o desfecho clínico desse paciente e teremos essa oportunidade neste webinar do Lika. Vamos alertar tanto a comunidade científica quanto a população do quão importante é conhecer essas manifestações para oferecer um tratamento mais adequado”, afirma.

IMUNIDADE E SAÚDE MENTAL – De acordo com o professor de Psiquiatria da UFPE João Ricardo Mendes, a saúde mental é alterada por ciclos que se dão a todo momento de maneira mais sutil ou acentuada. Ele pontua que um adoecimento mental ou emocional pode influenciar negativamente na imunidade, podendo diminuí-la.

“A imunidade e a saúde mental são quase um complemento. Um momento mais dramático da alteração desses ciclos é quando adoecemos, por exemplo. Também é importante ressaltar que existem diversos fatores que podem contribuir para a diminuição da nossa imunidade como adoecimentos emocionais, o sofrimento emocional, determinados tipos de medicações, entre outros”, finaliza.

Data da última modificação: 25/08/2021, 18:55