Notícias Notícias

Voltar

Lançada consulta pública sobre abertura de dados da UFPE

A consulta estará disponível, de forma on-line, de hoje (26) até 24 janeiro de 2024

Com o objetivo de ampliar a transparência e fomentar a participação social no desenvolvimento do Plano de Dados Abertos (PDA) da UFPE 2024-2026, a Universidade lança consulta pública sobre Dados Abertos que estará disponível, de forma on-line, de hoje (26) até 24 janeiro de 2024. Ela pode ser acessada por meio do link

A consulta é promovida pela Diretoria de Governança e Gestão de TIC da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e tem como objetivo incentivar a participação de todas as pessoas interessadas em consumir os dados institucionais. As respostas ajudarão a identificar as demandas existentes por dados da UFPE, além de contribuir com a priorização das bases a serem requalificadas e replanejadas.

Plano de Dados Abertos UFPE
O Decreto nº 8.777/2016 institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal e fornece as diretrizes para o desenvolvimento do Plano de Dados Abertos bianual das instituições que compõem essa esfera de poder. Dessa forma, a UFPE vem, desde 2017, publicitando seu Plano de Dados Abertos, sendo o atual com vigência até janeiro de 2024.

Tendo em vista o compromisso institucional com a transparência, atualmente a equipe de dados abertos está desenvolvendo a proposta do Plano de Dados Abertos UFPE 2024-2026, sendo as atividades coordenadas pela Coordenação de Governança e Gestão de TIC. O trabalho está sendo desenvolvido assincronamente e através de encontros virtuais semanais até janeiro do próximo ano.

Este PDA retratará o atual contexto institucional acerca da cultura de dados abertos, apresentará o inventário das bases de dados que estão sob a guarda da STI e fomentará a participação da sociedade na priorização dos dados a serem abertos. Além disso, apresentará cronograma para requalificação de conjunto de dados e um plano de ação com mecanismos para promoção, fomento e reuso de conjunto de dados entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2026.

Mais informações
dadosabertos@ufpe.br

Data da última modificação: 26/12/2023, 12:24