Laboratório da UFPE ganha licenças de programas usados em modelagem e análise estrutural de reservatórios de petróleo

Licenças vão possibilitar desenvolvimento de pesquisa e treinamento de alunos

O Laboratório de Modelagem de Bacias (ModLab-Lagese) da UFPE e a empresa Petroleum Experts (Petex) renovaram, até dezembro, a licença acadêmica do programa Move. O laboratório recebeu dez licenças acadêmicas da suíte Move de forma totalmente gratuita. A Petex é uma empresa com sede em Edimburgo (Escócia), no Reino Unido, dedicada a projeto e produção de softwares para a indústria do petróleo em todo o mundo.

A parceria com a empresa possibilita treinar geólogos para o mercado de trabalho e desenvolver pesquisa científica de ponta, explica o professor Tiago Miranda, da UFPE. O ModLab-Lagese, ligado ao Departamento de Geologia e ao Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg), mantém cooperação institucional com a Petex desde 2019.

A suíte Move é, atualmente, utilizada por diversas empresas petrolíferas e tem valor comercial de 1.886.731,55 libras esterlinas. Ela será utilizada tanto no treinamento de alunos matriculados na disciplina de Geologia Estrutural dos cursos de graduação em Geologia e Engenharia de Minas, como por pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFPE.

A suíte é composta por dez produtos: Move; 2D Kinematic Modelling; 3D Kinematic Modelling; Geomechanical Modelling; Fault Analysis; Fault Response Modelling; Fracture Modelling; Stress Analysis; Move link for Petrel; Move Link for Openworks; e Move link for GST – as melhores ferramentas para a realização de modelagem e análise estrutural de reservatórios de petróleo.

Professor Tiago Miranda

tiago.smiranda@ufpe.br