IX Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico ocorre nos dias 18 e 19 de outubro

Evento será promovido no Auditório Denis Bernardes (CCSA)

Pesquisadores do Instituto Governança de Terras (IGT) têm realizado anualmente o Seminário Internacional Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico, evento que, em sua 9ª edição, está consolidado como uma excelente oportunidade para a divulgação de produtos, pesquisas e atividades desenvolvidas por pesquisadores, empresas e instituições da área. O evento conta com o apoio da agência Kadaster International, da Holanda, e nesta edição, está sendo promovido em parceria com pesquisadores do Laboratório de Cadastro e Gestão Territorial (Lacad) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação do Departamento de Engenharia Cartográfica (Decart) da UFPE. O IX SIGTDE será realizado no período de 18 a 19 de outubro, no Auditório Denis Bernardes, localizado no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFPE.

A temática do IX SIGTDE abrange o desenvolvimento técnico-científico e aplicações em geociências, economia, engenharias e meio ambiente nas seguintes áreas do conhecimento: Governança de Terras, Desenvolvimento Econômico, Regularização Fundiária, Geodésia e Agrimensura, Cartografia, Sensoriamento Remoto e Fotogrametria, Cadastro Territorial e Sistemas de Geoinformação. O evento tem contribuído historicamente para o fortalecimento de projetos interinstitucionais e intercâmbio internacional e, neste âmbito, almeja fortalecer estas oportunidades em Pernambuco e na Região Nordeste.

A programação consta de apresentação de artigos e mesas redondas com  convidados nacionais e internacionais sobre temas relevantes para a área. O público-alvo do evento é diverso, dado o seu caráter ativamente multidisciplinar e engloba representantes de entidades governamentais e ‘policy makers’, gestores e servidores públicos que trabalham com planejamento e gestão territorial e ambiental, empresas que atuam na regularização fundiária, setor florestal e agrícola, bancos, membros diversos da academia (estrangeiros e brasileiros), registradores e tabeliões, e ONGs nacionais e internacionais entre outros.

A chamada de resumos de trabalhos a serem apresentados no evento está aberta até o dia 25 de setembro. Informações sobre a submissão e  a programação podem ser acessadas através do site do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (PPGCGTG) e nas redes sociais do IGT (@instgovterras) e PPGCGTG (@ppgcgtg_ufpe).

Professora Andrea F.T. Carneiro
DECart/UFPE