IV Semana de Arqueologia da UFPE promove debate e interação na área da Arqueologia

Evento será realizado de 21 a 24 de maio, no CFCH

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se prepara para receber a IV Semana de Arqueologia, um evento que promove o debate e a interação no campo da Arqueologia, de 21 a 24 de maio, das 8h às 18h, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

A Semana de Arqueologia da UFPE é uma iniciativa que valoriza a participação ativa dos alunos, que têm papel fundamental na definição dos temas e na estrutura do evento. Ao longo dos anos, a semana tem se mostrado de extrema importância para enriquecer a formação dos estudantes de arqueologia, proporcionando um espaço de debate democrático e participativo. As inscrições para a IV Semana de Arqueologia da UFPE estão disponíveis no site do evento.

Uma novidade desta edição é a adoção do ingresso social, que consiste na entrega de produtos de higiene pessoal (desodorante ou pacote de absorvente ou creme dental e sabonete) no dia do credenciamento. A inscrição no Sympla só será validada mediante a entrega desses produtos, que serão destinados a ações sociais.

O evento também representa uma oportunidade única para os professores e pesquisadores interagirem com as discussões mais atuais da área, estreitando laços com colegas de outras instituições e ampliando suas redes de contatos profissionais e institucionais.

Além dos benefícios acadêmicos, a Semana de Arqueologia tem um impacto positivo na comunidade da UFPE e em seu entorno. Ao adotar uma abordagem inclusiva, o evento enfatiza a importância da representatividade e da diversidade na ciência arqueológica, contribuindo para a proteção do patrimônio cultural.

Com base em uma pesquisa realizada com os estudantes do Departamento de Arqueologia da UFPE, os temas de educação, tecnologia e representatividade foram destacados como pontos de interesse. Assim, a IV Semana de Arqueologia abordará esses temas de forma central, visando promover o diálogo entre pesquisadores e comunidade, fortalecendo, assim, as relações entre academia e sociedade.

Instagram do evento
@arqueosemanaufpe