Interface entre Antropologia e povos indígenas é tema de seminário do Nepe

O encontro ocorre nesta quinta-feira (7), a partir das 14h, de forma on-line

Pesquisas que examinam a interface entre Antropologia e povos indígenas em contextos de Estados nacionais diversos. Esse será o eixo de reflexão da edição deste mês dos Seminários do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe), do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM) da UFPE. O encontro ocorre nesta quinta-feira (7), a partir das 14h, de forma on-line.

A discussão vai contar com duas apresentações. Uma delas abordará o tema “Estilos de antropologia social junto a povos indígenas em contextos nacionais: Brasil, Argentina, Canadá e Austrália”, com o professor Stephen G. Baines, da Universidade de Brasília (UnB) e membro do Lageri/DAN. A outra apresentação será feita pela pós-doutoranda Lara Erendira de Andrade, do Instituto Nacional de Pesquisa Científica (INRS), localizado em Quebec, no Canadá. Lara, que também é membro do Nepe e da Réseau Dialog, falará sobre o tema “Processos de territorialização, colonialidade e educação escolar indígena: paralelos entre o Quebec e o Nordeste brasileiro”.

A atividade é uma realização do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) da UFPE, em parceria com o Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (Lageri/DAN) e a Rede de Pesquisa e Conhecimento sobre os Povos Indígenas (Réseau Dialog/INRS).

Professor Renato Athias

renato.athias@ufpe.br