I-Litpeg celebra quatro anos com assinatura de termo de cooperação para nova unidade Embrapii

Evento, que contará com a presença da ministra Luciana Santos, ocorrerá no dia 2 de maio, a partir das 10h, no Auditório Ivaldo Pontes, localizado no prédio do I-Litpeg

Referência na geração e transmissão de conhecimento nas áreas de petróleo, energias renováveis e meio ambiente, o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) da UFPE será a mais nova unidade da Empresa Brasileira de Inovação (Embrapii), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O termo de cooperação técnica será assinado no evento no qual serão celebrados os quatro anos de fundação do instituto, no dia 2 de maio, a partir das 10h, no Auditório Ivaldo Pontes, localizado no prédio do I-Litpeg. O evento contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

A unidade Embrapii do I-Litpeg atuará na área de competência “Modelagem de reservatórios e otimização robusta aplicada a recursos energéticos e meio ambiente”, que configura as áreas de atuação já desenvolvidas pelos pesquisadores do Instituto em parceria com a indústria. Serão três as sublinhas de ação: Modelagem Geológica de Reservatórios; Otimização Robusta e Simulação Multifísica de Reservatórios; e Mitigação e Bioenergia.

De maneira geral, a unidade Embrapii está ligada à produção de petróleo e gás, transição energética, armazenamento geológico de gás carbônico e hidrogênio verde, mitigação de danos ambientais e bioenergia. Com isso, um de seus alvos serão empresas do setor de petróleo que atuam no Brasil, que têm obrigação contratual de investir em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) nas Instituições de Ciência e Tecnologia brasileiras. Somente em 2022, esses valores atingiram a cifra de R$ 5,6 bilhões – que devem ser executados agora em 2023 –, entre recursos investidos diretamente pelas empresas com supervisão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e valores alocados no Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Poderão dispor dos serviços tecnológicos prestados pela unidade tanto empresas de grande porte, com atuação no pré-sal brasileiro, como as de menor porte, com atuação local, nas bacias terrestres nordestinas. “Essas empresas hoje estão pautando seus portfólios de negócio para se tornarem empresas de energia com foco na transição energética, para cumprir metas de descarbonização no enfrentamento às mudanças climáticas”, explica o professor Leonardo Guimarães, coordenador da unidade Embrapii do I-Litpeg. Outro alvo importante da unidade será o setor de bioenergia, como o sucroalcooleiro e de recuperação energética de resíduos, onde se aposta na diversificação de novos parceiros para contribuir em soluções biotecnológicas para a construção de um mundo sustentável.

Além do professor Leonardo Guimarães, a unidade Embrapii do I-Litpeg terá coordenação da professora Sávia Gavazza, vice-diretora do I-Litpeg. O evento de celebração de quatro anos do instituto e assinatura do termo de cooperação técnica terá ainda a participação do reitor Alfredo Gomes e do vice-reitor Moacyr Araújo, respectivamente; da diretora do I-Litpeg, Yêda Almeida; e do diretor presidente interino da Embrapii, Igor Manhães Nazareth.

INSTITUTO – O Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem o objetivo de integrar a indústria e a academia no desenvolvimento de novas tecnologias com foco na transição energética sustentável, no fomento à inovação e na formação de recursos humanos para as diversas áreas da cadeia produtiva da indústria do petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e meio ambiente.

O instituto foi inaugurado em março de 2019, já como um importante instrumento de geração de inovação e produção de conhecimento no Nordeste do Brasil. “São apenas quatro anos de existência, mas já temos muito a comemorar”, avalia a professora Yêda Almeida, diretora do I-Litpeg. Em 2022, o instituto contribuiu com a formação de 19 doutores e 27 mestres, além de ter 21 pós-doutores atuando no local e produção científica de 81 artigos em periódicos, sendo 60% no Qualis A1 e A2. Captou R$ 35 milhões em recursos financeiros desde 2019 com projetos de pesquisa. Nos últimos anos, realizou diversas ações extensionistas para a formação e promoção da ciência, como o Litpeg Portas Abertas e o Litpeg Cursos.

Data da última modificação: 27/04/2023, 14:42