Inscrições prorrogadas para participar do evento Clubes de Ciência 2024

As inscrições para participar do evento Clubes de Ciência 2024, que será sediado na UFPE nos dias 22 e 26 de janeiro de 2024, foram prorrogadas. Os estudantes têm até o dia 17 deste mês para se inscreverem no processo seletivo, mediante cadastro na plataforma digital. A iniciativa trata-se de uma organização sem fins lucrativos que visa despertar e desenvolver o interesse científico em jovens. Sua missão é ampliar o acesso ao ensino de ciências de alta qualidade, inspirando e orientando as futuras gerações de pesquisadores por meio de uma rede de colaboração científica.

Durante a ocasião, serão realizadas oficinas, conhecidas como clubes de ciência, e palestras sobre temas pertinentes. As oficinas serão ministradas por professores da UFPE e por uma pesquisadora da Universidade de Stanford para alunos do Ensino Médio e jovens no início da graduação.

O processo seletivo está aberto a alunos matriculados no Ensino Médio, bem como a estudantes que estejam cursando até o 4º período da graduação e jovens com até 24 anos na condição de estudantes não matriculados em instituição de Ensino Superior. Mais informações podem ser consultadas no edital do processo seletivo.

Para a sede da UFPE, são ofertadas, ao todo, 130 vagas. Estas estão distribuídas entre os clubes “Procurando a minha molécula: uso de técnicas moleculares no estudo sobre o Estresse Oxidativo”; “Explorando a Nanotecnologia: Desenvolvimento de sistemas nanoestruturados”; “Laboratórios Sustentáveis - Bora fazer nossa parte, cientistas?”; “Nanobiotecnologia e Biofotônica”; “Vacinas: Da Pesquisa à Proteção”; “Epidemiologia em ação: Investigação de surtos e epidemias”. Haverá reserva de vagas destinadas a políticas afirmativas.

Durante o processo de seleção, os estudantes devem responder um questionário avaliativo sobre a sua trajetória e perspectivas futuras; o interesse em participar dos clubes; a visão que possui sobre a ciência e as mudanças que ela proporciona na sociedade; além de ter que apresentar um problema e explicar como o conhecimento científico pode auxiliar em sua resolução. As respostas valem de 0 a 5 pontos, em uma escala de classificação de “inadequada” até “exemplar”. O somatório final definirá a classificação do aluno para a participação.

A partir do dia 11 de dezembro, o resultado da seleção será enviado aos endereços eletrônicos de todos os participantes.

Instagram do Clubes de Ciência
@clubesdecienciabrasil