News News

Inscrições para o Enem 2018 começam hoje (7)

Interessados em concorrer às vagas dos cursos de graduação da UFPE devem se inscrever no exame

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

Os estudantes interessados em concorrer às vagas dos cursos de graduação da UFPE no início de 2019 devem fazer a sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 a partir de hoje (7). O prazo vai até o dia 18 deste mês e o pagamento da taxa, no valor de R$ 82, se estende até o dia 23 de maio. As provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos, assim como em 2017.

A principal novidade do Enem 2018 é relacionada ao segundo dia de provas, que passará a ter mais 30 minutos de duração para as disciplinas ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Agora, os estudantes terão cinco horas para responder às questões.

Todas as informações sobre o Enem estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na página do Enem 2018 e no aplicativo Enem 2018, disponível na App Store e na Google Play. As redes sociais do Inep e do MEC, outros canais oficiais de comunicação com os participantes, também têm informações e respondem a dúvidas. O Fale Conosco do MEC/Inep atende pelo 0800 616161 e em sua versão on-line.

Clique aqui para acessar a página do participante.

ISENTOS – O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição e de justificar ausência da edição passada terminou no dia 15 de abril. Ao todo, 3.818.663 brasileiros solicitaram o direito de não pagar a taxa de inscrição. Destes, 208.588 foram participantes isentos em 2017, que faltaram aos dois dias de aplicação e precisavam justificar a ausência para ter direito a nova isenção. Entretanto, apenas 8.486 apresentaram a documentação exigida e 200.102 declararam não possuir documentos que justificassem a ausência no exame.

Todos os interessados em prestar o exame, isentos ou não, deverão fazer a inscrição de hoje a 18 deste mês. Ou seja, a aprovação da solicitação de isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente. Portanto, para quem se enquadra nos critérios de isenção serão necessárias essas duas etapas.

REDAÇÃO – A nota da redação, entre zero e mil pontos, respeitará os critérios dispostos no Portal do Inep e na Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018, que será publicada posteriormente com detalhamento das cinco competências avaliadas. A correção respeitará a decisão oficializada pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, em novembro de 2017, para garantir tranquilidade aos participantes.

Date of last modification: 08/05/2018, 11:51