Notícias Notícias

Voltar

Inscrições abertas para o Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação

Evento vai reunir nomes como Leonardo Boff, Ana Mae, Amir Haddad e João Candido Portinari, e Amanda Pacotti, Chiqui Gonzalez e Rosalinda Cáceres

Da assessoria do evento

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação, promovido pelo Sesc Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Sebrae. O evento vai acontecer de modo on-line de 26 a 28 de outubro, com palestras, conferências, livraria virtual e galeria de exposição. Além disso, serão oferecidos 35 cursos, que vão acontecer, também de forma remota, em novembro. 

Esta edição terá a participação de nomes nacionais como Ana Mae Barbosa, Amir Haddad, Leonardo Boff e João Cândido Portinari, e internacionais, as argentinas Chiqui Gonzalez e Amanda Pacotti, a mexicana Rosalinda Cáceres e o colombiano Jorge Melguizo. A programação completa do Congresso está disponível aqui, onde é possível realizar a inscrição, que inclui, além do acesso às atividades, a submissão de um artigo científico do participante. O valor é de R$ 140 para o público geral e de R$ 70 para comerciários e dependentes com o cartão do Sesc atualizado, estudantes, professores e técnicos administrativos da UFPE. Para quem tem o Cartão do Empresário, o desconto é de 25%, sobre o valor do público geral e de 10% para empresários do setor de bens, comércio e turismo.

“Não temos como pensar no desenvolvimento social sem educação, não apenas a formal e didática, mas também a que estimula o questionamento, a criticidade e a autonomia de cada pessoa. Por isso, o enlace com a cultura é fundamental”, comenta o diretor Regional do Sesc Pernambuco, Oswaldo Ramos. Homenageando a bailarina, professora, coreógrafa e pesquisadora Angel Vianna e madre Armia Escobar, fundadora do Centro Educativo de Comunicação Social do Nordeste, do grupo de Teatro de Bonecos e do Arraial Intercultural de Circo do Recife, o congresso terá como tema “Experiências criadoras: (des)memórias nos desafios presentes”.

O congresso é realizado desde 2008, por meio do Sesc Piedade, e reúne, em média, mil pessoas a cada edição. No público, estão professores, mestres, doutores e educadores, pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas em pensar propostas pedagógicas. 

Esta é a primeira vez que o congresso acontece no formato digital. No ano passado, devido à pandemia da covid-19, a edição foi adiada e, agora, para manter a robustez, qualidade e segurança, vai acontecer on-line. “Já é um evento referência no campo da educação e agora, com esse formato, vai permitir que pessoas de mais regiões e países possam se juntar a esse encontro”, comenta o gerente de Cultura do Sesc Pernambuco, Rudimar Constâncio.

Durante os três dias de realização, o congresso espera reunir virtualmente duas mil pessoas em três conferências, 12 mesas com 34 palestras, ao vivo ou gravadas com exclusividade para a iniciativa, e com debates e conversas com os ministrantes ao final de cada uma delas. Além delas, a programação também contará com lançamento de livros, passeios virtuais a exposições e livrarias e apresentações culturais regionais. Os participantes terão direito a certificado comprovando presença no evento.

ABERTURA – No dia 26 de outubro, abertura do evento, a programação vai começar às 8h30. Após as solenidades iniciais, o público poderá assistir à sessão de homenagem a Angel Vianna e madre Armia Escobar. Depois, o filósofo e professor Leonardo Boff fará a primeira conferência do evento, com “Experiências criadoras: (des)memórias nos desafios do presente. O encerramento da programação deste dia será uma live show com o Grupo Bongar (Olinda-PE).

Na quarta (27), os destaques da programação são a mesa “Madre Escobar: um discurso de amor e arte/educação”, comandada por Fernando Augusto (Mamulengo Só-riso - PE), João Denys (UFPE) e padre Marcelo Barros (PE), e a presença do teatrólogo, ator e diretor do Grupo Tá na Rua, Amir Haddad, que vai falar sobre “A Arte e a Ocupação Cultural em espaços abertos”. 

No último dia de Congresso (28), a abertura vai se dedicar à vida de Angel Vianna. Maria Alice Poppe (UFRJ), Ana Vitória Freire (FAV/Brasil) e Hélia Borges (FAV/Brasil) vão falar sobre o legado da homenageada. Já a última conferência da programação será com João Candido Portinari (Projeto Portinari – RJ) falando sobre “Educação Como Poíeses: Candido Portinari e o ensino de arte no Brasil”. Encerrando o evento, a cantora Lia de Itamaracá fará um show on-line e ao vivo. Nesses dois dias de congresso, a programação inclui ainda a realização simultânea de mesas temáticas.

De acordo com o professor Everson Melquíades, do Centro de Educação da UFPE, a Universidade organiza o evento, em parceria com o Sesc, desde a primeira edição, em 2008. “Isso só é possível através da atuação de professores, técnicos e estudantes da nossa universidade nessa empreitada artístico-pedagógica. O congresso projeta as duas instituições no cenário internacional da arte/educação, através de uma rede de formação estabelecida a partir de laços de fraternidade e cooperação mútua entre os arte/educadores brasileiros e estrangeiros”, afirma o docente que participa da coordenação do evento como representante da UFPE.

CURSOS – Com o objetivo de promover melhor experiência aos participantes, os cursos serão realizados após o congresso. A primeira etapa deles vai acontecer de 3 a 5 de novembro, com aulas ao vivo, e a segunda parte, com aulas gravadas, de 6 a 15 do mesmo mês. Eles são divididos por turnos, tendo opções pela manhã, tarde e noite, nas linguagens de artes visuais, audiovisual, teatro, dança, música, circo, literatura e outras pedagogias. Cada formação terá 20 horas de duração.

Além dessas atividades, os participantes inscritos terão acesso a formações do Sebrae, que participa pela primeira vez do evento. Serão dez cursos que estarão liberados durante a realização do evento para que as pessoas acessarem a qualquer momento. “O congresso vem se consolidando no mercado, e a sua 7ª edição traz uma programação intensa em inovação e temas relevantes, os quais serão discutidas por profissionais especializados que compreendem profundamente à arte como instrumento de formação do indivíduo. O Sebrae se conecta ao evento e contribui com o intercâmbio de experiências de empreendedorismo, trazendo reflexões sobre a visão de negócio da arte e cultura, e ainda a educação empreendedora", comenta Adriana Côrte Real, diretora técnica do Sebrae-PE. Entre os temas das videoaulas, estão “As habilidades socioemocionais”, “Canvas You”, “Propósito”, “Formação de mentoria para professores”, entre outros.

Data da última modificação: 30/08/2021, 18:22