Inscrições abertas para curso de extensão em Noções de Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0, ênfase em Inteligência Artificial

As aulas remotas serão de 31 de janeiro a 5 de março de 2024

O Laboratório de Controle Avançado e Otimização de Processos (Laco), ligado ao Departamento de Engenharia Química da UFPE, recebe inscrições, até o dia 31 de janeiro de 2024, para o curso “Noções de Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0, ênfase em Inteligência Artificial, para uso nas indústrias de transformações: Químicas e de Alimentos. As inscrições podem ser feitas no formulário eletrônico.

O objetivo do programa é apresentar aos alunos de graduação, alunos de escolas técnicas e profissionais de indústrias, noções e conceitos de Inteligência Artificial (IA) aplicados às indústrias de transformação e como essas tecnologias podem otimizar a produção das indústrias químicas e de alimentos, com ênfase em destilarias de álcool e usinas de açúcar.

O curso terá um caráter multidisciplinar e dará aos participantes a capacidade de desenvolver exemplos sobre o uso de IA nas indústrias, e oferecerá disciplinas básicas nos seguintes tópicos: Linguagem Python, Estatística básica, Noções de Automação, Noções de Metrologia, Conceitos de Inteligência artificial em processos químicos.

As aulas remotas serão de 31 de janeiro a 5 de março de 2024, com aulas síncronas às quartas-feiras, das 19h às 21h, e videoaulas nos sábados das 9h às 11h, remotamente (aulas/gravadas), com carga horária total de 40 horas. As atividades on-line ocorrerão por meio das plataformas Google Meet e Google Classroom. Será exigida presença mínima de 70% para receber certificação de participação no curso. São disponibilizadas cem vagas, gratuitamente. A prioridade será dada a estudantes de graduação da área tecnológica, alunos de escolas técnicas e profissionais de indústrias.

Os dez melhores alunos de graduação da UFPE poderão desenvolver, imediatamente após o curso, atividades com bolsa Facepe por três meses no tema inteligência Artificial para indústrias com foco em destilarias de álcool e usinas de açúcar.

A iniciativa tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit)/Lócus UFPE, e do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFPE.

Data da última modificação: 22/12/2023, 16:39