Notícias Notícias

Voltar

Iniciativa envolvendo a UFPE estuda minerais estratégicos para avanço na economia verde

A equipe da UFPE é liderada pelos professores João Adauto de Souza Neto e Sebastião Rodrigo Cortez de Souza, ambos do Departamento de Geologia (DGEO)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está compondo a equipe de um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) focado no estudo de pegmatitos e na prospecção de minerais estratégicos como o lítio e elementos terras raras. Os pegmatitos são rochas magmáticas conhecidas pela diversidade de minerais, incluindo aqueles que contêm o lítio e elementos terras raras, cruciais para a transição energética rumo a uma economia mais sustentável.

Terras raras é o conjunto de 15 elementos químicos constituídos pela família dos lantanídeos mais o ítrio. Os elementos são os seguintes: considerados leves: lantânio, cério, praseodímio e neodímio; os médios: samário, európio e gadolínio; e os pesados: térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio, lutécio e ítrio.

Foto: Divulgação

Equipe envolve pesquisadores de quatro instituições

No Rio Grande do Norte, a equipe da UFPE, liderada pelos professores João Adauto de Souza Neto e Sebastião Rodrigo Cortez de Souza, ambos do Departamento de Geologia (DGEO), está focada no Pegmatito Capoeira, na cidade de Parelhas (RN), conhecido por sua turmalina azul “Paraíba”, um mineral de cor azul “neon”, raríssimo e de elevado valor comercial.

A equipe, composta por especialistas de instituições como a UFPE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de São Paulo (USP) e o Observatório Nacional (ON), está utilizando métodos inovadores, incluindo dados aerogeofísicos, mapeamento espectral por sensoriamento remoto, mineralogia, inclusões fluidas, geoquímica, petrologia experimental, análise estrutural e geocronologia. Atualmente, o foco da pesquisa está em duas importantes províncias pegmatíticas no Brasil, situadas nos estados do Rio Grande do Norte e de Minas Gerais.

Além dos dois docentes citados, a equipe da Universidade conta com duas bolsistas de iniciação científica, Larissa Lorena da Silva, aluna do curso de Geologia da UFPE, e Luana Saldanha, do curso de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Este projeto multidisciplinar envolve uma colaboração entre pesquisadores e empresas de exploração mineral do Brasil e de outros países como Noruega, Luxemburgo, Portugal e Estados Unidos, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre essas rochas magmáticas que encerram substâncias de grande valor econômico.

O principal objetivo do projeto é desenvolver um modelo genético para os pegmatitos, esclarecendo o processo de sua formação. Este entendimento será fundamental para se estabelecer guias de prospecção na região, visando descobrir novos depósitos minerais similares. Além disso, os resultados do projeto possibilitarão compreender melhor o estilo de alojamento do magma formador dos pegmatitos e os processos de precipitação e concentração de metais.

A pesquisa, em sua fase atual, já completou a coleta de amostras de rochas e minerais e está analisando a composição geoquímica detalhada, assim como processando os dados geofísicos também obtidos. Além disso, esses dados obtidos são essenciais para um entendimento mais aprofundado dos processos de formação dos pegmatitos e do alojamento dos mesmos, bem como dos fluidos mineralizantes e das relações cronológicas com o contexto geológico da região.

Este projeto não apenas contribui significativamente para o conhecimento geológico e a exploração de minerais estratégicos no Brasil, mas também é um passo importante para uma economia mais sustentável e menos dependente do carbono.

Mais informações
Professor João Adauto de Souza Neto

joao.souzant@ufpe.br

Data da última modificação: 06/12/2023, 16:19