Inaugurada requalificação do Anfiteatro Adélia Hatem, vinculado ao curso de Medicina do Campus Recife

O Anfiteatro Adélia Hatem, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, no Campus Recife, está de cara nova. As obras de requalificação foram inauguradas, ontem (10), em evento que reuniu gestores, professores, técnicos administrativos e estudantes da área de Saúde, além de familiares de Adélia Hatem, servidora que trabalhou durante décadas na Universidade, vinculada ao curso de Medicina. A solenidade integra as comemorações dos 77 anos da UFPE e dos 103 anos da Faculdade de Medicina do Recife.

Fotos: Raiane Andrade

Familiares de Adélia Hatem estiveram presentes à inauguração

Com área de 275 m², o anfiteatro possui 265 assentos. O espaço é voltado à realização de aulas para turmas do curso de Medicina, as quais têm cerca de 70 alunos, além de outras atividades que requeiram local ampliado. “Nós devolvemos à comunidade do Centro de Ciências Médicas [CCM, ao qual o anfiteatro é vinculado] da Universidade Federal de Pernambuco um equipamento muito importante”, disse o reitor Alfredo Gomes. Em sua fala, ele também lembrou a dedicação de Adélia Hatem à instituição e à comunidade do curso médico.

Os trabalhos de restauração do local incluíram reforma do telhado; requalificação da rede elétrica dos ares-condicionados e do sistema de projeção de vídeo; aquisição de quatro aparelhos de ar-condicionado; reparo dos equipamentos de som e substituição de cabeamento; reforma das carteiras escolares; e reparo do sistema de áudio. O investimento total foi de R$ 98.722,60.

Espaço recebeu novos equipamentos e mobiliário

Segundo o diretor do CCM, Luiz Alberto Mattos, a requalificação vai “contribuir para que o curso de Medicina tenha sua infraestrutura e tenha todo o apoio necessário para formar médicos para a sociedade”. Ele completou: “Temos agora mais um espaço que viabiliza a acomodação das turmas de Medicina, que são grandes, ou de outros cursos da área de Ciências da Vida.”

Para o vice-reitor Moacyr Araújo, além da relevância da recuperação do espaço físico para as atividades do curso médico, o ambiente universitário traz a “oportunidade de homenagear as pessoas importantes da Universidade Federal de Pernambuco. Dona Adélia é uma dessas pessoas”.

Durante o evento, Adélia Hatem (em memória) foi homenageada por meio de seus familiares. O professor Luiz Alberto Mattos entregou flores à sobrinha dela, Maria Conceição Hatem de Farias. “Estamos aqui para agradecer. Estamos muito felizes e aposto que ela também estaria muito agradecida, muito feliz por essa homenagem”, disse Maria Augusta de Melo Hatem, casada com um sobrinho de Adélia Hatem, ao falar em nome dos parentes presentes.

MESA – A mesa solene do evento teve a participação do reitor Alfredo Gomes; do vice-reitor Moacyr Araújo; do professor Luiz Alberto Mattos; do vice-diretor do CCM, Tércio Bacelar; de Maria Conceição Hatem de Farias; do coordenador do curso de Medicina, Gilson Teixeira; e da vice-coordenadora de Medicina, Jocelene Tenório.

Data da última modificação: 11/08/2023, 15:36