IAC inicia celebração de 25 anos com exposição “Dentro Fora, Fora Dentro”

Projeto nasceu de laboratório experimental da artista Christina Machado, que assina a curadoria da mostra

Para dar início às comemorações dos seus 25 anos, o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) da Universidade Federal de Pernambuco promove a abertura da exposição virtual “Dentro Fora, Fora Dentro”. A mostra é resultado do Laboratório Experimental de mesmo nome orientado pela artista visual Christina Machado, através do Curso de Cerâmica Impressões e Expressões Através da Argila promovido pelo Atelier das Águas Belas. A mostra, a ser apresentada através do Instagram do IAC (@iacbenfica) tem início amanhã (5) e segue até o dia 31 deste mês.

O Laboratório Experimental foi criado para substituir as aulas presenciais do curso com a chegada da pandemia do novo coronavírus. O processo entregou à artista e educadora Christina Machado um novo desafio: ministrar aulas a distância, acompanhando o processo individual e coletivo das alunas e alunos, em seus mais diferentes níveis de proximidade com a linguagem da argila. O resultado foram nove meses de encontros virtuais, mediados pela tela do computador, para explorar o lugar individual de cada criador nesse novo universo em que a argila funcionou como fio condutor.

“Foi um período de entrar, virtualmente, na casa das pessoas e ter aquele universo íntimo como ponto de partida para essa investigação com a argila. A proposta era pensar o individual e o coletivo através de uma orientação delicada, sutil e histórica, tomando como guia a bagagem individual de cada participante. A pandemia instaurou sentimentos de temor e medo, que também entraram na relação que cada um trouxe para o desenvolvimento do trabalho. Aprendemos a conviver com essa nova realidade também através da argila”, avalia Christina Machado, que também atua como curadora da exposição.

A mostra conta com trabalhos assinados por Ana Clara Vinhas, Ana Lisboa, Elúzia Varella, Flávia Lira, Maiara Lira, Maria Emília, Maria Letícia, Rosa Oliveira, Saulo Dubourcq e Silvana Bastos. Além dos trabalhos individuais, a mostra conta ainda com uma obra coletiva: um painel de cerâmica, no qual cada criador desenvolveu placas de cerâmica com palavras que deveriam “ficar” e palavras que deveriam “sair” durante um exercício que visava refletir os sentimentos provocados pela pandemia e pelo isolamento social. O nome do laboratório e da exposição vem justamente dessa dualidade entre ficar e sair, privado e público, dentro e fora.

Além dos trabalhos dos participantes, a mostra conta também com uma videoarte inédita da própria Christina Machado, intitulada “Relatos de um corpo selvagem”, na qual a artista registra parte de seus dias de isolamento durante os primeiros meses de pandemia e a sua relação com a argila, destacando a potência do material em transformar seu próprio corpo em objeto da ação.

“A trajetória de Christina Machado encontra pontos de convergência com o Instituto de Arte Contemporânea em diversos momentos. Para nós, é uma alegria poder contar com um projeto orientado por ela para marcar o início das comemorações dos 25 anos do IAC, que tem na sua missão unir a fruição artística e o incentivo aos processos educativos através da arte. Christina carrega consigo essas duas missões: é dona de uma poética contundente e é uma educadora por vocação”, comenta Talles Colatino, coordenador do IAC.

Além da exposição virtual, o projeto contará ainda com uma aula aberta com Christina Machado, mediada pela artista e professora Ana Flávia Mendonça, do Departamento de Artes da UFPE. A aula, também virtual e sob o título “A argila na arte contemporânea”, acontecerá no próximo dia 11, às 14h, através da plataforma Google Meet. Para participar, basta solicitar o link de acesso através do e-mail cultura@ufpe.br, enviando o nome completo e CPF.

Data da última modificação: 04/08/2021, 17:55