IAC e Galeria Capibaribe realizam exposição virtual “Fayga Ostrower: Interfaces”

A mostra apresentará coleção de obras da artista doadas à UFPE. Projeto inclui ainda minicurso e live de abertura com a presença de Noni Ostrower, filha de Fayga

Uma das mais relevantes artistas brasileiras do século XX, Fayga Ostrower completaria 100 anos em 2020. Nascida na Polônia, mas naturalizada brasileira, a artista possui um grande legado na produção artística, na arte-educação e na teoria da arte. Recentemente, a UFPE recebeu um conjunto de gravuras de sua autoria, doadas por seus herdeiros. Essa valiosa coleção virá à luz através da exposição virtual "Fayga Ostrower: Interfaces", produzida, em parceria, pelo Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e pelo Departamento de Artes da UFPE, e que tem início na próxima segunda-feira (19).

A exposição será oficialmente aberta com um evento virtual marcado para as 14h. A live será transmitida pelo canal do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE e terá a presença da filha de Fayga, Noni Ostower. A mostra seguirá até o dia 10 de novembro, através dos perfis do Instagram do IAC e da Galeria Capibaribe.

A coleção recebida pela UFPE é composta por 44 peças, sendo 41 obras impressas e três matrizes de madeira. Aquarela, serigrafia, litografia e calcogravura são algumas das técnicas utilizadas nos trabalhos e demonstram a versatilidade da artista. Os trabalhos serão organizados e expostos a partir das suas linguagens. A mostra terá ainda curiosidades sobre a vida da artista, além de atividades interativas de mediação cultural em formato virtual. A etapa educativa será desenvolvida por alunos de Licenciatura em Artes Visuais, orientados por Luciana Borre, professora do Departamento de Artes da UFPE e coordenadora do projeto.

Juntamente à exposição, terá início também no dia 19 o minicurso ofertado para a comunidade interna e externa à UFPE. Versará sobre o campo das artes e práticas poéticas, por meio da leitura dirigida do livro "Criatividade e Processos de Criação", de Fayga Ostrower. Quem conduzirá a atividade são as professoras Luciana Borre e Ana Lisboa e o professor Wilson Chiarelli, com participação dos alunos envolvidos no projeto. As vagas para o minicurso já foram preenchidas.

faygainterfaces.contato@gmail.com

Data da última modificação: 16/10/2020, 18:32