HC promove série de ações para celebrar a Semana Nacional de Doação de Leite Humano

Atividades têm como objetivo reforçar a importância da promoção da doação do leite humano para os profissionais, residentes, estudantes, gestantes e puérperas

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da UFPE realiza uma série de ações para lembrar a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, de 15 a 19 deste mês, que é o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. As atividades têm como objetivo reforçar a importância da promoção da doação para os profissionais, residentes, estudantes, gestantes e puérperas. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A doação de leite materno é essencial para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais. Nesse sentido, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, 19 de maio, é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação. Por isso, o Banco de Leite Humano do HC criou uma programação que envolve uma equipe multidisciplinar comprometida em conscientizar, celebrar e estimular as doações”, explica a enfermeira Paula Araújo, uma das organizadoras do evento.

No dia 16, a partir das 8h, acontece panfletagem no Ambulatório Pré-Natal do HC, abordando a necessidade e importância da doação de leite humano. Na sequência, às 10h, haverá uma discussão com o tema “Reestruturação da rotina com a chegada do bebê” com participação das gestantes e puérperas do Alojamento Conjunto e do Cantinho das Mães, com mediação da terapeuta ocupacional Cintia Sales.

No dia 18, às 10h, é a vez da roda de conversa “Perpetuando a riqueza do leite humano” com as puérperas do Cantinho das Mães e mediação de residentes da enfermagem uni e multiprofissional e da enfermeira Paula Araújo. Às 14h, essa mesma ação é direcionada às puérperas e gestantes do Alojamento Conjunto.

Nesse mesmo dia, também às 14h, na sala 3 do 3º andar (antigo Curso Médico), acontece o Treinamento para os profissionais e estudantes do HC que atuam diretamente no atendimento das gestantes e puérperas, com ênfase em ações como “Jornada do Leite Humano doado” e “Como posso ser uma doadora”, com mediação da enfermeira Jackelyne Faierstein.

Fechando a programação, no dia 19, a partir das 10h, haverá uma série de atividades, como a exposição fotográfica com o tema “Como virei uma doadora: encontro de mães doadoras e mães receptoras de leite humano na Neonatologia”; entrevista com as doadoras e mães de prematuros que recebem leite doado pasteurizado no serviço do Banco de Leite Humano do HC, promovendo a troca de sentimentos de gratidão e satisfação; aplicação de técnicas de relaxamento com as mães do Cantinho que estão com seus bebês na UTI Neonatal; entrega de rosas às doadoras externas como forma de agradecimento durante a visita domiciliar; e homenagem às doadoras internas, com mediação da enfermeira Paula Araújo e da terapeuta ocupacional Daniele Oliveira.

A enfermeira Paula Araújo explica que o leite materno é o padrão ouro para alimentação infantil e para bebês que estão internados numa UTI Neonatal, principalmente os prematuros, aqueles que estão com baixo peso e/ou doentes. “Com suas inúmeras substâncias nutritivas e protetoras, o leite materno previne alergias, infecções respiratórias e intestinais, diabetes, hipertensão e tem uma série de benefícios a curto e longo prazo, contribuindo para o coeficiente de inteligência e a saúde emocional. Ou seja, o leite materno é essencial para um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. Além disso, ao amamentar, a mãe cria um vínculo importante com o bebê, deixando-o seguro”, finaliza Paula Araújo.

Data da última modificação: 12/05/2023, 14:14