Notícias Notícias

Voltar

HC promove mutirão de Cirurgias Bariátricas e beneficia 12 pacientes

Pessoas de 27 a 60 anos estão sendo contempladas ao longo desta semana com a realização do procedimento por videolaparoscopia, que traz inúmeros benefícios

O Hospital das Clínicas da UFPE promove mais um Mutirão de Cirurgias Bariátricas, que vai beneficiar 12 pacientes da lista de espera com obesidade severa, ao longo da semana: de hoje (4) – data que lembra o Dia Mundial da Obesidade – até a próxima sexta (8).

Referência nacional na especialidade e primeiro hospital do Brasil a ter implantado um programa de Residência Médica em Cirurgia Bariátrica, o HC tem realizado mutirões desse procedimento para diminuir a sua lista de espera. “Com a saída dessas pessoas da lista de espera, novas vagas serão abertas para o acesso de outros pacientes ao nosso serviço para o início do tratamento, que inclui acompanhamento nutricional e psicológico, prática de exercícios físicos e medicação”, explica o coordenador da Área Assistencial de Cirurgia Geral do HC, Álvaro Ferraz.

As cirurgias são por videolaparoscopia, procedimento mais moderno e minimamente invasivo, portanto com menor risco de infecções. “No pós-operatório, os pacientes conseguem retornar às suas atividades do dia a dia mais rápido em comparação com aqueles submetidos à cirurgia aberta”, explica Álvaro Ferraz, que também é professor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE.

O mutirão está operando pacientes do Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade do HC que ficaram aptos para o procedimento após passarem pela preparação da equipe multiprofissional formada por nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e profissionais de educação física. A obesidade severa classifica pessoas com Índice de Massa Corporal acima de 35 kg/m² e com comorbidades (como diabetes e hipertensão, por exemplo).

A cirurgia bariátrica é considerada a intervenção mais eficaz para o tratamento da obesidade grave. O HC foi um dos primeiros hospitais a realizar esse procedimento, em 1997, e a prestar essa assistência multiprofissional. A ação desta semana conta com o apoio da empresa Medtronic, que está fornecendo os kits cirúrgicos de forma gratuita ao HC.

TRADIÇÃO - Já virou tradição no HC a realização desses mutirões no início do mês de março para lembrar o Dia Mundial da Obesidade, o 4 de março, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para disseminar conhecimentos sobre a doença, que é epidêmica em diversos países, incluindo o Brasil.

De acordo com a OMS, a obesidade é definida como o excesso de gordura corporal em quantidades que causem risco à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando o Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2. A faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Entre 25 e 29,9kg/m², é considerado sobrepeso (acima do peso desejado). O IMC é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metro).

A doença também pode ser porta de entrada para outros problemas, como a diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares. A OMS estima que 800 milhões de pessoas sofrem com a doença no planeta. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2020, no Brasil, a obesidade atinge mais de 25% da população.

Data da última modificação: 04/03/2024, 15:29