HC participa de estudo multicêntrico sobre níveis de referência para exames de tomografias computadorizadas

Pesquisa reuniu um grupo de profissionais de 17 instituições nacionais, três norte-americanas e uma portuguesa

Um estudo prospectivo multicêntrico, que contou com a participação do Hospital das Clínicas da UFPE, teve como objetivo analisar o estabelecimento de níveis de referência diagnóstica (DRLs, da sigla em inglês) para a indicação clínica multiparamétrica de exames de tomografia computadorizada de adultos no Brasil, possibilitando imagens com qualidade e com doses adequadas. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Esse é um estudo inédito no Brasil que observou uma considerável disparidade nos DRL quando comparados aos padrões europeus, especialmente em casos que envolvem doses mais elevadas. Além disso, identificamos a ausência de um protocolo unificado fundamentado em indicações clínicas, resultando em variações de dose para uma mesma região corporal com base em diferentes orientações clínicas. Essas discrepâncias apontam para a necessidade de uma maior harmonização e otimização de doses, visando assegurar práticas mais alinhadas com padrões internacionais”, explica o físico médico do HC-UFPE, Tiago Jornada.

Publicado recentemente no European Journal of Radiology, o estudo foi coordenado pela professora da Faculdade de Medicina da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e membro da Comissão de Proteção Radiológica do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), Mônica Bernardo.

“Establishing national clinical diagnostic reference levels and achievable doses for CT examinations in Brazil: A prospective study (Estabelecendo níveis nacionais de referência para diagnóstico clínico e doses alcançáveis para exames de tomografia computadorizada no Brasil: um estudo prospectivo)” reuniu um grupo de profissionais de 17 instituições nacionais, três norte-americanas e uma portuguesa, e contou com o apoio do CBR, com participação de médicos, físicos médicos e técnicos e tecnólogos em radiologia.

Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e administra atualmente 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 26/12/2023, 12:25