HC assina Ordem de Serviço para obra de reforma da maternidade

Previsão é que o trabalho seja concluído no fim de outubro com 30 novos leitos

A Ordem de Serviço para a reforma da maternidade do Hospital das Clínicas da UFPE foi assinada, na tarde de ontem (9). A obra reativará a maternidade no 4º pavimento, o que deixará o Alojamento Conjunto (com 30 leitos) próximo ao Centro Obstétrico e à UTI Neonatal, ocupando uma área física adequada às normas vigentes para o melhor atendimento aos pacientes. A previsão de conclusão dos serviços é no final de outubro deste ano. O investimento é de R$ 2.388.723,56, montante proveniente do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

“Esse é um projeto extremamente relevante para recolocação em funcionamento da maternidade do HC, com 30 novos leitos para atender à população, concomitantemente, ao processo de formação de futuros profissionais. Temos a perspectiva de daqui a quatro meses entregar à sociedade um espaço modernizado”, explica o reitor da UFPE, Alfredo Gomes. O vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, ressalta a importância do serviço. “A obra vai possibilitar a integração de toda a área materno-infantil do HC, deixando no mesmo andar o Centro Obstétrico, a UTI neonatal e a maternidade”.

Para o superintendente do HC, Filipe Carrilho, a reforma vai ser benéfica ao hospital, à rede estadual e, sobretudo, para a sociedade que contará com um equipamento modernizado e adequado. “Esperamos que a maternidade traga muitos benefícios para a população e contribua para a melhoria assistencial da saúde materno-infantil de nosso estado, que sofre constantemente com a superlotação da rede”, destaca o gestor.

A obra terá uma área construída de 745 m² e incluirá serviços de arquitetura, demolições, instalações hidrossanitárias, elétricas, eletrônicas, de telecomunicações, de gases medicinais, de vácuo, de refrigeração, cabeamento estruturado e Circuito Fechado de Televisão (CFTV), serviços gerais, entre outros serviços.

Além do reitor e do vice-reitor da UFPE e do superintendente do HC, participaram da cerimônia, o gerente administrativo do HC, José de Arimatéa Rocha Filho, o gestor do contrato Maurício Oliveira, a chefe do Setor de Paciente Crítico, Gisele Vajgel (representando a Gerência de Atenção à Saúde), bem como representantes da empresa de engenharia responsável pela obra.

Data da última modificação: 10/05/2023, 14:51