Grupo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo integra rede internacional premiada pela ONU

Comunidade Interdisciplinar de Ação, Pesquisa e Aprendizagem (Ciapa) faz parte da Rede ganhadora do Bronze Prêmio Mundial de Habitat

25º Encontro da Rede Ulacav, realizado na UFPE em setembro de 2019

A Rede Universitária Latino-Americana de Cátedras de Moradia (Rede Ulacav), de que faz parte o grupo acadêmico Comunidade Interdisciplinar de Ação, Pesquisa e Aprendizagem (Ciapa), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPGDU) e ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ganhou o Bronze Prêmio Mundial de Habitat, organizado pela World Habitat em parceria com a ONU-Habitat, concorrendo com centenas de projetos e programas inovadores de todo o mundo relacionados à temática.

A Ciapa/UFPEE integra o comitê diretor da rede, em que tem assento a atual coordenadora do grupo, a professora Danielle Rocha (UFPE), que coordena o seu braço brasileiro. Fundada desde 1995, a rede conta hoje com 65 grupos acadêmicos, que abrangem várias disciplinas das ciências sociais e aplicadas, de oito países latino-americanos. Somente no período 2017-2021, os projetos extensionistas dos grupos formativos membros da Rede Ulacav, envolveram 14.764 alunos abrangendo 1.278 comunidades onde vivem 783,2 mil pessoas e onde atuam 490 órgãos públicos. A Rede Ulacav também organizou 28 encontros anuais consecutivos, sendo o seu 25º encontro sediado no Recife com grupo Ciapa como membro anfitrião.

Os estudos sobre habitat popular se destacam por sua relevância entre as questões a serem enfrentadas nos núcleos urbanos brasileiros. A formação, a pesquisa e a extensão universitária nesse campo se consolidaram na UFPE com a contribuição do professor Luís De La Mora, que, envolvido no Movimento pela Reforma Urbana, tornou-se uma referência extensionista do PPGDU/UFPE. Nesse sentido, a Ciapa atende a demandas oriundas da sociedade, em especial de seus segmentos populares, buscando a conquista da segurança jurídica (fundiária), a melhoria da qualidade do habitat urbano e o fortalecimento da participação popular na formulação e gestão das políticas públicas de habitação de interesse social.

EVENTO - O 29º Encontro Anual da Rede vai ser realizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, de 26 a 30 de setembro. O encontro, que vai reunir grupos acadêmicos do Brasil e da América Latina integrantes da Red Ulacav, tem como público-alvo toda comunidade acadêmica, parceiros da sociedade civil e do poder público.

O anfitrião será o Laboratório de Habitação Habitat e Cidadania (LabHabitat) vinculado ao Departamento de Arquitetura e ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Darq/PPGAU/UFRN), em articulação interna com Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles, Instituto de Políticas Públicas/Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais, sob a coordenação local da professora Dulce Bentes. A Ciapa/PPDU/UFPE contribui para o evento como coexecutor.

Instagram do Ciapa/PPGDU/UFPE
@ciapa.ufpe