Grupo de Estudos em Finanças e Sustentabilidade ganha prêmio e menções honrosas em eventos

Pesquisadores foram contemplados no Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba e no Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração

Pesquisadores do Grupo de Estudos em Finanças e Sustentabilidade (Gefins), vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), receberam menção honrosa e premiação em três eventos da área. O grupo ganhou, este ano, menção honrosa no 9º Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba (Concicat) e no 47º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (Enanpad), o maior evento nacional acadêmico da área. O Gefins também foi contemplado em 2021, no 9° Concicat, nas categorias Melhor Artigo e Menção Honrosa.

O artigo contemplado com menção honrosa no Concicat 2023 se chama “Cooperativas de crédito no Brasil: uma análise da evolução das práticas de governança”, inserido na área temática do congresso Contabilidade Financeira e Governança Corporativa. Seus autores são Cristiane Fernanda Freitas da Silva, Clarissa Cabral Leite, Jonatas Guilherme Ferraz dos Santos Oliveira, João Guilherme de Santana Brandão e a coordenadora do Gefins, Joséte Florencio dos Santos. O artigo é fruto de pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

No 47º Enanpad, os pesquisadores Ramon Rodrigues dos Santos, Josete e Clarissa ganharam menção honrosa, na área de Finanças, com o trabalho “Income smoothing, folga financeira e estágios de vida das cooperativas de crédito brasileiras”.

No 7º Concicat de 2021, o trabalho “Análise dos estágios de ciclo de vida de cooperativas de crédito brasileiras: um estudo com base em variáveis financeiras” ganhou como melhor artigo na área Temas Livres em Gestão, Atuária e Contabilidade Geral. Os autores são André Luiz Rodrigues Monteiro Junior, Ramon e Joséte. O trabalho também foi fruto de pesquisa de Pibic. A menção honrosa na área de Contabilidade Financeira e Governança Corporativa ficou como o artigo “Evolução e desempenho de cooperativas de crédito brasileiras: uma aplicação do sistema Pearls (2009-2018)”. Os autores são Alexsandra da Silva, Joséte, Ramon e Adhemar Ranciaro Neto.

“No Gefins, temos uma linha de pesquisa sobre cooperativas de crédito que, desde 2020, vem trazendo a temática sob diversas óticas em finanças. Temos duas dissertações de mestrado concluídas, uma tese de doutorado concluída e uma dissertação de mestrado em andamento”, explica Clarissa, pesquisadora do grupo.

O 9º Concicat aconteceu de 31 de agosto a 2 setembro na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa (PB). O 47º Enanpad foi realizado de 26 a 28 de setembro na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (SP). O 7º Concicat aconteceu em João Pessoa de 26 a 28 de agosto.

Secretaria do
Programa de Pós-Graduação em Administração