Graduação de Engenharia de Controle e Automação institui premiação para melhor TCC

Melhores trabalhos de cada ano serão expostos na página oficial do curso e o aluno agraciado pelo prêmio receberá um certificado oficial

O Colegiado do Curso de Engenharia de Controle e Automação da UFPE instituiu o prêmio “O melhor Trabalho de Conclusão de Curso do ano”, que será entregue ao término deste ano letivo de 2020.2, no final de agosto. Cada membro do colegiado será relator de um trabalho pré-selecionado e, por maioria simples, será escolhido o trabalho que possui melhor escrita e maior impacto técnico-científico. Os melhores trabalhos de cada ano serão expostos na página oficial do curso e o aluno agraciado pelo prêmio receberá um certificado oficial.

PROFISSÃO – O Engenheiro de Controle e Automação atua no desenvolvimento e integração de processos, sistemas, equipamentos e dispositivos de controle e automação. Em sua atividade, aperfeiçoa, projeta, instala, mantém e opera sistemas de controle e automação de processos, de manufatura e acionamento de máquinas; de medição e instrumentação eletroeletrônica, de redes industriais e de aquisição de dados.

O profissional integra recursos físicos e lógicos, especificando e aplicando programas, materiais, componentes, dispositivos, equipamentos eletroeletrônicos e eletromecânicos utilizados na automação industrial, comercial e predial. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais. O curso deverá capacitar profissionais com amplos conhecimentos na área das técnicas de controle automático, acionamentos elétricos, eletrônica digital, otimização e computação aplicada.

Data da última modificação: 09/07/2021, 15:02