Notícias Notícias

Voltar

Fórum estratégico na UFPE discute a internacionalização universitária em Pernambuco

Participaram do evento gestores de universidades, representantes de consulados e de instituições parceiras

O Auditório João Alfredo, na UFPE, sediou ontem (1º) o 1º Fórum Estratégico de Planejamento de Ações de Internacionalização Universitária para o Estado de Pernambuco. O encontro teve o intuito de discutir ações e consolidar planejamentos referentes à modernização dos centros de estudo e pesquisa e de disseminar os saberes e estudos desenvolvidos nas universidades, visando à criação de uma rede que permita a atuação conjunta das instituições pernambucanas, de forma a atrair parcerias e oportunidades de internacionalização que beneficiem o estado de Pernambuco como um todo.

Foto: Raiane Andrade

Evento foi realizado no Auditório João Alfredo, na Reitoria

O evento reuniu gestores da área de Relações Internacionais da UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), representantes dos Consulados dos Estados Unidos e da França, do Instituto Cervantes e do Education USA. O fórum contou também com a participação dos reitores da UFPE, Alfredo Gomes, da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, e da Ufape, Airon Melo, e dos pró-reitores de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli, e de Pós-Graduação, Carol Leandro, da UFPE.

O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro, introduziu a temática abordada no evento. “Quando a gente fala em internacionalização, percebíamos apenas como mobilidade, quando o tema tem uma amplitude muito maior. Envolve parcerias e troca de conhecimento. Não que a mobilidade não seja importante, ela é, mas é importante a gente reforçar essa visão de internacionalização”, destacou ele. Ele criticou uma visão imperialista que boa parte da comunidade acadêmica tem em relação ao tema da internacionalização. “A gente se sente muito preterido quando esse processo se dá dos países do Hemisfério Norte, principalmente dos Estados Unidos e Europa, em relação a nós, mas cometemos os mesmos erros com os países africanos, por exemplo”, completou.

O reitor Alfredo Gomes ressaltou a grande relevância de eventos como esse. “Encontros como esse servem para gente pensar, estrategicamente, as ações aqui das nossas universidades tendo em vista o estado de Pernambuco. Costuma-se dizer que se a gente pensar que nós não conseguiremos ser um grande produtor, porque não temos terra para isso. Mas nós somos, sem sombra de dúvidas, um estado que tem condições de atingir a fronteira do ponto de vista científico e tecnológico da inovação”, disse. 

Foto: Divulgação/DRI

Encontro serviu para troca de experiências

“A atuação dos setores de internacionalização das universidades pernambucanas em rede, em parceria com os entes políticos de nosso estado, é fundamental para permitir uma maior capilarização das atividades desenvolvidas em Pernambuco. As parcerias firmadas através dessa iniciativa podem impactar todos os campi de todas as instituições envolvidas, promovendo inclusive a interiorização da internacionalização, o que constitui um grande desafio, junto com a definição de uma política linguística universal”, avaliou Madson Góis Diniz, diretor de Relações Internacionais da UFPE.

Data da última modificação: 05/12/2022, 11:57