Flávio Brayner é o novo Professor Emérito da UFPE

Sessão solene de outorga foi realizada, na última sexta-feira (20), no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, no Campus Recife

Foto: Anderson Lima

Brayner recebeu o título das mãos do reitor Alfredo Gomes

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) outorgou o título de Professor Emérito a Flávio Henrique Albert Brayner, que atuou como docente no Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação (CE). A sessão solene de outorga foi realizada, na última sexta-feira (20), no Auditório Reitor João Alfredo, no prédio da Reitoria, no Campus Recife, reunindo membros da comunidade acadêmica, familiares e amigos do homenageado.

Em seu discurso, Flávio Brayner falou sobre a emoção em receber esta honraria, um reconhecimento institucional da sua trajetória profissional. “Sou filho desta Universidade e já tive a oportunidade de declarar publicamente que ela me deu tudo que um homem com as minhas ambições, que estão bastante longe de serem vulgarmente materiais, pode desejar. A junção de uma paixão com uma profissão: ser professor”, disse.

Em formato de conto, o discurso panegírico, proferido pelo professor André Gustavo Ferreira, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do CE, abordou fases e fundamentos da vida e da carreira de Flávio Brayner, o qual “nos instiga a desafiar modos de compreensão”, ressaltou Ferreira.

O reitor Alfredo Gomes destacou a importância do trabalho e do pensamento do professor Flávio Brayner na defesa e na valorização da educação. “A Universidade Federal de Pernambuco, claro, ganha muito em ter Flávio no hall, na galeria dos Eméritos. Acrescenta à Universidade e ela passa a ser reconhecida pela sua presença, pela sua contribuição, pela forma clara, crítica [sobre] como pensa o Brasil”, afirmou.

Flávio Brayner é professor aposentado da UFPE, além de pesquisador, historiador, filósofo e escritor. Possui graduação em História pela UFPE (1979), mestrado em História pela UFPE (1985) e doutorado em Sciences de L’éducation pela Université Paris V-René Descartes, França (1993). Também tem pós-doutorado em Sciences de L’éducation pela Université Paris VIII-Saint Denis, França (2000).

Como pesquisador, suas linhas e projetos de pesquisa versam sobre teoria e história da educação. É autor de livros, artigos científicos, textos em jornais de notícias e revistas. Já participou de quase uma centena de bancas de defesa de dissertação de mestrado e tese de doutorado, sendo orientador em várias delas. Assumiu também cargos na gestão pública na área da educação. Conheça mais sobre a trajetória do docente aqui.

MESA – Além do reitor Alfredo Gomes e dos professores Flávio Brayner e André Gustavo Ferreira, a mesa solene do evento contou com a participação dos professores Tatiana Araújo, diretora em exercício do CE; Oussama Naouar, pró-reitor de Extensão e Cultura; Paulo Julião da Silva, chefe do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do CE; e Janete Azevedo, do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do CE.

Acesse aqui o álbum de fotos da cerimônia, de autoria de Anderson Lima, da Ascom-UFPE.

Data da última modificação: 24/05/2022, 17:19