Fiocruz promove evento para celebrar Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência

Será no auditório da Fiocruz, no Instituto Aggeu Magalhães, localizado no Campus Recife da UFPE

Com informações da Fiocruz

Realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Observatório Feminista do Nordeste, o evento “Mulheres na Ciência: construindo alternativas para superar as desigualdades raciais e de gênero” será realizado no próximo dia 11, em referência Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Será no auditório da Fiocruz, no Instituto Aggeu Magalhães, localizado no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O dia também será a culminância do projeto “Verão das Meninas na Fiocruz”, desenvolvido em janeiro com 12 meninas do Ensino Médio de escolas públicas para aproximar as meninas das áreas da saúde, ciências e tecnologia.

O evento será realizado das 8h às 16h e contará com um debate, às 9h30, sobre “Machismo no cotidiano: desafios e estratégias de enfrentamento através do ODS 5 – ONU”, abordando o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. Os temas seguintes são “O papel das Universidades em formar cientistas e desconstruir desigualdades” (11h) e “Negritude e Ciência – Afrofuturismo” (14h). Às 15h30, haverá uma sessão especial em homenagem às mulheres e meninas cientistas, seguida pela entrega dos certificados. A inscrição pode ser feita no local ou on-line

O seminário marcará também o encerramento do projeto “O Verão das Meninas na Fiocruz”, que proporcionou a 12 garotas adolescentes, provenientes de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, estagiarem em diversos laboratórios da Fiocruz PE por um período de 30 dias. As garotas também têm participado ativamente da construção do seminário e todas as mesas de debate serão mediadas por uma das estagiárias. A seleção das garotas, que têm de 14 a 17 anos, se deu a partir de vídeos gravados por celular, nos quais elas falaram do seu interesse em participar da iniciativa. Os vídeos foram enviados à equipe do Observatório Feminista do Nordeste, organização parceira da Fiocruz PE no projeto.

SAIBA MAIS - O Observatório Feminista é uma organização político profissional de mulheres feministas antirracistas que realiza consultorias para mobilização de recursos, gestão de projetos, realização de pesquisas e produção político-cultural. Busca fortalecer a construção de conhecimento e ações políticas sobre os fenômenos relacionados a gênero, raça e renda com foco na Região Nordeste. O dia 11 de fevereiro – Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência foi instituído em 2015 pelos Estados-Membros da ONU com o objetivo de reconhecer o importante papel que as mulheres desempenham nas comunidades de ciência e tecnologia ao redor do mundo.

Observatório Feminista do Nordeste

observatoriofeministane@gmail.com