Finep disponibiliza R$ 220 milhões para infraestrutura em pesquisa

A empresa vai selecionar projetos voltados a ações transversais, infraestrutura de laboratórios, biotérios, aquisição de equipamentos

A Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), publicou quatro chamadas públicas voltadas à concessão de recursos financeiros para apoiar a infraestrutura de pesquisa e ações transversais. A empresa vai selecionar projetos institucionais a ações transversais em áreas específicas do conhecimento, manutenção e aquisição em infraestrutura de pesquisa de laboratórios, equipamentos, biotérios e para a finalização de obras.

Os prazos para envio de propostas se encerram entre agosto e outubro a depender do edital. No total, a empresa vai conceder R$ 220 milhões para as propostas contempladas.  As instituições elegíveis são os órgãos ou entidades da administração pública do governo, organizações sociais (OS) com atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, entidades privadas sem fins lucrativos qualificadas como instituições de apoio responsáveis pela execução gerencial e financeira do projeto e instituições públicas de ensino superior e/ou pesquisa e instituições comunitárias de educação superior.

A chamada CT-Infra 01/2018 – Complementação de Obras é voltada à complementação de obras que tenham sido iniciadas e não estejam concluídas. As obras devem ter sido apoiadas pela Finep nas chamadas Proinfra 2004 a 2011, CT-Infra 2013, Campi Regionais 2007 e 2010, Novos Campi 2006 e 2008 e Campi Estaduais e Municipais 2009 e 2013. Para essa chamada, a Finep disponibiliza 20 milhões. A data-limite para envio de proposta é 9 de agosto.

Com a chamada CT-Infra 02/2018 - Novos campi, a empresa vai apoiar a execução de projetos para implantação de infraestrutura laboratorial, via aquisição de equipamentos, para desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica nos campi universitários regionais não contemplados em chamadas públicas anteriores do CT-Infra e nas novas universidades. A Finep disponibiliza 20 milhões para a chamada. A prazo para envio de proposta se encerra em 4 de outubro.

Por meio da chamada CT-Infra 03/2018 – Manutenção, a Finep visa apoiar projetos institucionais de manutenção preventiva de equipamentos de pesquisa apoiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e manutenção da infraestrutura de biotérios e de coleções biológicas de microrganismos nas instituições de ciência e tecnologia. É reservado para essa chamada o valor global de R$ 70 milhões. O prazo para envio de propostas se encerra em 9 de agosto.

Já a chamada CT-Infra 04/2018 – Temática vai apoiar projetos institucionais de infraestrutura científica que contemplem as linhas temáticas Biotecnologia, Ciências Biomédicas, Engenharias, Ciências Sociais e Nanotecnologia. Serão concedidos R$ 110 milhões. O prazo final para envio de proposta é 20 de agosto.

Data da última modificação: 18/07/2018, 12:40