Evento de boas-vindas marca início das aulas do semestre letivo 2023.2 na UFPE

No Campus Recife, a Aula Magna ocorreu na Concha Acústica

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deu início, na segunda-feira (23), às aulas do semestre letivo 2023.2 para, aproximadamente, 30 mil estudantes de graduação dos campi Recife, Caruaru e Vitória. Na capital pernambucana, esses calouros e veteranos foram recepcionados em evento realizado pela manhã, na Concha Acústica Paulo Freire. “Essa universidade é de vocês, e precisamos defendê-la da melhor forma possível”, disse o reitor Alfredo Gomes aos novos alunos da UFPE. “Vamos construir a melhor universidade do Brasil, como fizemos em gerações passadas e queremos fazer para as gerações subsequentes”, completou.

Fotos: Gabriela Albuquerque

Gestores destacam qualidade do ensino da UFPE

“Vocês que estão aqui são vitoriosos, porque conseguiram uma vaga em uma universidade pública de excelência”, disse a pró-reitora de Graduação (Prograd), Magna do Carmo Silva, no evento de boas-vindas. “A universidade não se resume à sala de aula. Como a própria palavra diz, ela é o mundo. Então, façam uso da universidade, participem de tudo o que vocês puderem, dos programas oferecidos e dos eventos, porque é dessa forma que vocês irão se tornar profissionais cada dia mais competentes e que saberão fazer com uso daquilo que aprenderão aqui”, completou.

Representante da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), o aluno do curso de Biblioteconomia Everton Simão falou sobre a importância do movimento estudantil e do esforço para que a assistência estudantil se torne lei “para que nenhum governo que venha a entrar possa tirar nosso direito, que já foi conquistado”. “Simbora construir a universidade dos nossos sonhos”, disse Everton.

Espaço ficou lotado de calouros de todos os cursos

Em sua fala, o reitor Alfredo Gomes explicou que a UFPE é composta por cerca de 30 mil alunos de graduação, aos quais se somam mais de oito mil estudantes da pós-graduação, além dos técnicos administrativos e dos docentes, totalizando uma comunidade acadêmica de aproximadamente 50 mil pessoas, divididas nos campi Recife, Caruaru e Vitória. “A gente preza muito por essa comunidade, porque ela é formada por pessoas que vêm de todos os municípios aqui do estado e também de fora do Brasil. E o que a gente quer fazer? Iniciativas e políticas para tornar a Universidade cada vez mais plural, diversa, inclusiva e sustentável”, disse o reitor. “Mas tudo isso só é possível de ser feito com muita excelência e qualidade, para que continuemos sendo a melhor universidade nas avaliações pelas quais temos passado”, completou.

Liverson de Paiva vai cursar Letras-Libras

Entre os presentes no evento de boas-vindas estava o calouro da Licenciatura em Letras-Libras Liverson de Paiva. “Minha expectativa para o curso é aprofundar algo que eu tenho muito amor, que é a Libras. Eu já cursei Pedagogia e sou intérprete de Libras. Agora, vou casar as duas coisas”, disse ele. Já Larissa Laís, caloura do bacharelado em Educação Física, revelou uma expectativa positiva para o início das aulas. “Estar aqui não é só o sonho da gente, mas é um sonho de família, e que vem de muito tempo, de minha mãe e de meu pai”, disse ela, cujo irmão também é estudante na UFPE.

Larissa Laís destaca que estar na UFPE é um sonho de família

O evento de boas-vindas aos estudantes da UFPE contou ainda com a participação da diretora em exercício do Centro de Educação, Tatiana Araújo; da diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), Danielle Fabiola do Nascimento; e de Renilson Luna, presidente da Associação de Pós-Graduandos da UFPE (APG-UFPE).

Ao final do evento, gestores, docentes e alunos comemoram início do semestre

RECEPÇÃO NO INTERIOR – Os estudantes dos centros acadêmicos do Agreste (CAA) e de Vitória (CAV) também terão eventos de abertura do semestre letivo 2023.2. No CAA, as boas-vindas ocorrem às 19h30 de hoje (24), na quadra coberta. Amanhã (25), é a vez dos estudantes do CAV. Lá, o evento será realizado às 14h30, no auditório do centro.

Data da última modificação: 25/10/2023, 16:11