Notícias Notícias

Voltar

Estudantes do Curso de Especialização EAD em Engenharia de Incêndio visitam a UFPE

A coordenação do curso é da professora Dayse Duarte, que leciona no Departamento de Engenharia Mecânica

Estudantes de vários estados brasileiros compõem a primeira turma do Curso de Especialização em Engenharia de Incêndio, que é oferecido de forma pioneira pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E, mesmo em se tratando de uma formação que ocorre na modalidade a distância, parte do grupo decidiu conhecer as instalações da Universidade e foi recebida na tarde desta quinta-feira (9) no Auditório João Alfredo, na Reitoria da UFPE.

“Este curso é o primeiro do Brasil no âmbito de uma instituição pública de Ensino Superior, com uma formação em que a teoria e a prática se mesclam numa dinâmica transformadora e construtora de novos saberes. Ressalto que a Lei nº 13.425, de 30 de março de 2017, transfere para as instituições de Ensino Superior a responsabilidade de formar os nossos engenheiros e arquitetos para a prevenção e mitigação dos incêndios e explosões”, afirmou a coordenadora do curso, professora Dayse Duarte, que leciona no Departamento de Engenharia Mecânica.

“Mesmo antes dessa lei, há 27 anos, a UFPE tem feito pesquisas na área de incêndios. A intenção do curso é formar os profissionais que vão contribuir para evitar que aconteçam novas calamidades como a que ocorreu na boate Kiss”, pontuou a professora, durante a conversa com os estudantes, referindo-se ao incêndio que, há dez anos, matou 242 pessoas em uma casa noturna da cidade de Santa Maria (RS).

Foto: Wanna Vieira

Gestores, docentes e alunos se reuniram na Reitoria da UFPE

A professora Dayse Duarte destacou, ainda, que a UFPE faz parte da Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndios e que a ementa do curso está em consonância com que é defendido pelo grupo. O especialista em Engenharia de Incêndio precisa desenvolver projetos de acordo com exigências técnicas e legais, assim como realizar a análise e gerenciamento dos riscos de incêndio em construções, por exemplo.

O Curso de Especialização em Engenharia de Incêndio tem duração de 18 meses e é estruturado em sete módulos (detalhados ao final deste texto). Os professores estão vinculados aos Departamentos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Ambiental, Design e Administração Escolar e Planejamento Educacional.

A Especialização em Engenharia de Incêndio da UFPE tem uma proposta dialógica, na qual os conhecimentos e práticas de docentes e estudantes se complementam: “A intenção foi desenvolver um curso de formação continuada pautado nas dinâmicas e nas necessidades advindas da atividade profissional do estudante para fortalecê-lo no enfrentamento dos desafios de tomar melhores decisões no seu dia a dia”, explica a professora.

Entre os 41 estudantes que formam a turma, há profissionais de Engenharia e de Arquitetura, assim como integrantes do Corpo de Bombeiros. Quase metade dessas pessoas (46%) residem em outros estados brasileiros – Acre, Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Entre os que moram em Pernambuco, 20 residem no interior do estado e apenas três estão na Região Metropolitana do Recife.

O alcance do curso foi um dos pontos destacados pela equipe da UFPE durante a conversa com os estudantes. “Independentemente da modalidade, presencial ou a distância, a UFPE é capaz de oferecer uma formação de qualidade. Temos um histórico de 16 anos ofertando cursos de graduação ou de pós-graduação EAD”, lembrou o coordenador pedagógico da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread) da UFPE, Wellinson Melo.

Vice-coordenador da Especialização em Engenharia de Incêndio, o professor Tiago Ancelmo, do Departamento de Engenharia Civil da UFPE, elogiou os estudantes: “Temos uma experiência exitosa com esta primeira turma. Foi uma grata surpresa ela abranger de Norte da Sul do País, mas tem um segundo ponto. Me chamou atenção a dedicação e a bagagem dos estudantes, tanto que alunos fizeram questão de estar presentes aqui para conhecer a infraestrutura da UFPE. Não era raro que, em uma sexta-feira, quando a aula terminaria às 22h, as discussões continuassem. Saímos revigorados para lançar uma segunda turma”.

O diretor de Pós-Graduação Lato Sensu da UFPE, Juliano Iyoda, e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli, também parabenizaram os estudantes. “Este curso é um marco na história das Engenharias da UFPE. Não é comum ter um curso EAD em que no fim há tantos alunos vindo até aqui. Acho que é uma prova cabal do sucesso do curso”, afirmou o professor Juliano Iyoda, representou a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg).

Diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, o professor Afonso de Oliveira, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, falou sobre a relevância dos estudos sobre o assunto. “Para nosso centro, é um grande orgulho sediar este curso e esta linha de pesquisa, que vem se desenvolvendo ao longo do tempo. É uma área muito importante”.

Por fim, o reitor Alfredo Gomes conversou com os estudantes. “É uma satisfação recebê-los aqui nesta sala onde temos bons debates e tomamos decisões referentes ao cotidiano da nossa universidade. Além do grande envolvimento da turma, que já foi citado pelos professores, percebo também que são estudantes em média mais maduros. Pessoas que, com certeza, já sabem muito sobre a área e querem aprender ainda mais”, afirmou, ressaltando a importância da formação continuada.

Conteúdo Programático

1. Introdução a Engenharia de Incêndio: Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica
e Transferência de Calor e Massa;
2. Dinâmica do Incêndio: Fundamentos dos Incêndios e Explosões, Dinâmica dos
Incêndios em Ambientes Fechados e Modelos Computacionais da Segurança
Contra Incêndio;
3. Defesas para a Proteção Contra Incêndio: Projeto de Sistemas de Sprinklers
padrão NFPA 13, Projeto de Sistemas de Fumaça, Proteções Passivas e
Modelagem da Informação da Construção contra Incêndio;
4. Desempenho das Edificações em Situação de Incêndio: Comportamento das
Estruturas em Concreto, Metálicas e Mistas;
5. Gerenciamento dos Riscos de Incêndio e Explosões;
6. Segurança das Pessoas: Comportamento das Pessoas em Situação de Incêndio,
Saídas de Emergências, Formação de Brigadas de Incêndios e Atendimento Pré-
Hospitalar;
7. Metodologia Científica.

Mais informações
I Curso de Especialização em Engenharia de Incêndio
(81) 99208.0806/98867.3048 (celular e WhatsApp)

cursoincendio@ufpe.br 

Data da última modificação: 13/11/2023, 14:32