Estudante de Biomedicina da UFPE se classifica para final da competição Falling Walls Lab na Alemanha

Elias Almeida conquistou a vaga ao participar da etapa nacional, em São Paulo

Com informações da assessoria do DWIH

O estudante do bacharelado em Biomedicina da UFPE e aluno de iniciação científica no Instituto Keizo Asami (iLika) Elias Almeida será um dos dois representantes brasileiros na final do concurso Falling Walls Lab, que ocorrerá em Berlim, na Alemanha, no dia 7 de novembro, quando apresentará uma pesquisa sobre o uso de células-tronco no tratamento da leishmaniose e da hanseníase. O concurso global é promovido pela Falling Walls Foundation para premiar “pesquisas, iniciativas sociais e planos de negócio inovadores que sejam uma solução criativa para ‘derrubar muros’ na ciência e na tecnologia” e a própria fundação arca com os custos da viagem.

Foto: Priscila Furuli

Elias Almeida comemora resultado alcançado e agradece apoio recebido

Elias Almeida conquistou a vaga ao participar da etapa nacional, realizada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo, em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e a Agência de Inovação Tecnológica e Social da Unifesp (agitsUnifesp).

Único representante do Norte-Nordeste nesta edição do concurso, o estudante da UFPE apresentou a pesquisa para o júri em um pitch de três minutos (o público que acompanhou presencial ou virtualmente também podia votar em seus favoritos). Entre os 14 participantes, Elias Almeida ficou em 2º lugar, com o projeto “Breaking the Wall of Lifelong Tropical Diseases” [“Rompendo a barreira de doenças crônicas”, em tradução livre].

“Trouxe a causa das doenças tropicais negligenciadas, com a alternativa de usar a medicina regenerativa. Ter ficado em 2º lugar dá voz às causas que temos no Nordeste do Brasil e no sul global como um todo”, avaliou o estudante em declaração para o site do DWIH São Paulo.

Elias Almeida recorda que começou a trabalhar nesse projeto em maio, após retornar de um estágio no Instituto de Células-Tronco de Harvard, experiência que durou um ano. “Tenho desenvolvido no iLika um projeto que envolve reprogramar células de pacientes de doenças tropicais para desenvolver estratégias terapêuticas e modelos experimentais baseadas em células-tronco. O intuito deste projeto é acelerar a descoberta de novas drogas e propor um novo tratamento regenerativo para lesões crônicas de pacientes de doenças tropicais”, explica o estudante.

“Apesar do Falling Walls ser um programa focado em projetos de pós-graduandos, fui encorajado pelos meus orientadores, os professores José Luiz de Lima Filho e Luiz Carlos Alves, do iLika, a enviar o projeto. Já como finalista, fui treinado com os outros participantes pela equipe do Falling Walls e da agitsUnifesp a fim de apresentar o pitch de 3 minutos com a minha ideia. No entanto, não estava na expectativa de ser premiado, já que os demais finalistas, mestrandos, doutorandos e pós-docs de instituições como USP, Unifesp, UFRJ, ITA, entre outros, tinham maior qualificação e experiência que eu”, recorda Elias Almeida.

“Participar de tal programa, com sua relevância nacional e internacional no campo da inovação tecnológica foi, com certeza, muito gratificante. No entanto, ressalto que mais gratificante foi e é poder mostrar ao Brasil, ao Centro Alemão de Inovação e Ciência (DWIH) e ao júri da Falling Walls Lab Brazil que é possível inovar e fazer ciência de impacto no iLika, na UFPE, e no Nordeste do Brasil. Agradeço mais uma vez aos meus orientadores e a Deus por toda a mentoria e apoio e conto com o suporte da comunidade da UFPE para me assistir na final do Falling Walls Lab International, no dia 7 de novembro, com transmissão pelo YouTube”, convida o estudante.

O vencedor da etapa brasileira do concurso foi o estudante Denis Tavares da Silva, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec – Ourinhos), que apresentou o aplicativo ITT – Is That True? [“Isso é verdade?”, em português], que utiliza aprendizado de máquina para detectar notícias falsas (fake news).

Data da última modificação: 09/10/2023, 17:21