Estudante da UFPE participa do programa de estágio da Harvard University – HIP 2022

Elias Almeida Silva Barbosa faz o 5º período do curso de Biomedicina

O estudante Elias Almeida Silva Barbosa, do 5º período do curso de Biomedicina da UFPE, vai participar do programa de estágio da Harvard University – HIP 2022. O programa acontece, de 8 de junho a 12 de agosto, no campus da universidade, em Cambridge, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Todo o custo será provido pela instituição de ensino norte-americana por meio de uma bolsa.

O programa é voltado a alunos de graduação que desejam realizar pesquisa científica durante dez semanas nos laboratórios do Instituto de Células-Tronco de Harvard (Harvard Stem Cell Institute). A seleção contou com a avaliação de um texto pessoal sobre como a participação no programa poderia acrescentar na carreira do candidato e no próprio programa, além de duas cartas de recomendação – no caso de Elias Almeida, elas foram feitas pelo diretor científico do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE, José Luiz de Lima Filho, e pelo orientador de iniciação científica do aluno, Luiz Carlos Alves, com quem Elias realiza pesquisas, desde o primeiro período, no Lika e na IAM-Fiocruz/PE. Também houve análise de currículo e do histórico escolar.

A seleção contou com 490 inscritos de todo o mundo, inclusive de estudantes da própria Harvard University. Apenas 20 foram selecionados. A aprovação aconteceu no dia 5 deste mês.

Elias Almeida celebrou a conquista: “Agradeço demais a oportunidade e será um orgulho representar o Brasil, Pernambuco, Recife e a Universidade Federal de Pernambuco na Universidade de Harvard. Gostaria de ressaltar o apoio do meu orientador, doutor Luiz Carlos Alves, do IAM-Fiocruz, dos professores da UFPE José Luiz de Lima Filho, Angela Castoldi, Priscila Gubert e Fabricio Souto e dos integrantes da Liga Acadêmica de Imunologia Celular e Aplicada (Laica-UFPE).”

Elias Almeida Silva Barbosa

elias.almeidabarbosa@ufpe.br