Espaço de Acolhimento e Cuidado Trans do HC promove cinedebate

O Espaço de Acolhimento e Cuidado Trans do Hospital das Clínicas da UFPE irá realizar um cinedebate em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIA+, amanhã (30), às 14h. O evento terá formato híbrido (virtual e presencial) e contará com a exibição do filme Uma Mulher Fantástica (2017), que retrata a história de uma mulher trans que sofre preconceito por parte da família de seu falecido companheiro. Após a exibição do filme, haverá um debate mediado pela coordenadora do Espaço Trans, a psicóloga Suzana Livadias.

Os interessados poderão participar do evento através deste link. Já o cinedebate presencial ocorrerá de maneira restrita, em respeito às medidas de prevenção da Covid-19, para residentes do hospital, no Nutes e na sala 236 do Ambulatório de Saúde Mental do hospital-escola. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“O objetivo da exibição do filme é promover uma discussão saudável, que estimule a reflexão, principalmente, da comunidade hospitalar acerca das dificuldades vividas pelas pessoas LGBTQIA+. O mês do Orgulho existe porque ainda há uma grande resistência da sociedade com relação a aceitação e reconhecimento dessa população, por isso a importância do debate”, afirma Suzana Livadias.

SOBRE O ESPAÇO TRANS – O Espaço Trans do HC é um dos centros de referência na assistência às pessoas trans no Brasil, com um ambiente de atenção que vai desde a reflexão sobre escolhas e compartilhamento de experiências até o acompanhamento pós-cirurgia de redesignação sexual. O local foi criado, em outubro de 2014, quando o Hospital das Clínicas recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde para a implantação dos procedimentos relativos ao processo transexualizador do SUS, por meio da Portaria n° 1.055, de 13 de outubro.

Por ser o único do Norte-Nordeste que oferece atendimento integral a pessoa trans (incluindo o pós-operatório da redesignação), a procura por esse serviço é alta. Mais de 300 pessoas foram e continuam sendo acompanhadas pelo Espaço Trans. A maioria é da Região Metropolitana do Recife, mas também há pessoas de outros estados do Nordeste.

Data da última modificação: 29/06/2021, 17:17