Equipe do curso de Jornalismo é uma das vencedoras do 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Alunos foram orientados pela professora Adriana Maria Andrade de Santana

Equipe de estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das três vencedoras do 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, realizado pelo Instituto Vladimir Herzog. O grupo conquistou o prêmio com a proposta de pauta “Órfãos do Mangue: o projeto de destruição ambiental e os impactos nas comunidades pesqueiras”, desenvolvida pelos alunos Laysa Vitória Alves de Andrade, Maria Letícia Barbosa e Guilherme Silva dos Santos, com orientação da professora Adriana Maria Andrade de Santana. O evento de diplomação será realizada em outubro, em São Paulo.

Com o tema “Novas e Velhas Lutas: qual o papel do Jornalismo na reconstrução do Brasil?”, esta edição, cujo resultado foi anunciado ontem (24), selecionou três propostas de pauta que investigam a precariedade das políticas públicas brasileiras voltadas aos Direitos Humanos, com destaque para áreas como Meio Ambiente, Saúde e Educação. Cada equipe selecionada contará com apoio financeiro para a realização da peça jornalística produzida em vídeo, sob a orientação de um professor de sua instituição de ensino e de um jornalista-mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog.

O prêmio tem parceria de Oboré Projetos Especiais, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Periferia em Movimento.

Destinado a estudantes de graduação em Jornalismo de todo o Brasil, o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão tem por finalidade incentivar a elaboração de pautas relacionadas aos Direitos Humanos e estimular a reportagem, observando as boas práticas e os princípios do bom jornalismo – método, responsabilidade e ética. Apresenta-se como força auxiliar das escolas de Jornalismo frente ao compromisso de colaborar com a formação dos futuros profissionais da imprensa.

Data da última modificação: 25/07/2023, 16:19