Notícias Notícias

Voltar

Doutorando em Engenharia de Produção da UFPE aborda modelo de maturidade para indústria 4.0 em artigo científico

Trabalho de Duan Vilela Ferreira foi publicado no Journal of Industrial Information Integration

O estudante Duan Vilela Ferreira, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPE, publicou o artigo “A multicriteria model for assessing maturity in industry 4.0 context”, em tradução livre “Modelo multicritério para avaliação de maturidade no contexto da indústria 4.0”, no periódico da área de Engenharia de Produção “Journal of Industrial Information Integration”, classificado como Qualis A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O artigo apresenta um modelo de maturidade para indústria 4.0 desenvolvido pelo discente durante seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE e também é assinado pelos professores Ana Paula Henriques de Gusmão (UFS) e Jônatas Araújo de Almeida, do Núcleo de Tecnologia do CAA.

O artigo apresenta um modelo para avaliação de maturidade tecnológica de forma abrangente, flexível e interativa. Considera, ainda, modelos de gestão e outras ferramentas associadas à indústria 4.0 que podem ser utilizadas pelas organizações. Para demonstrar aplicabilidade da ferramenta, os autores avaliaram a maturidade da indústria 4.0 em empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) têxtil do Agreste Pernambucano.

A avaliação realizada considerou aspectos como estratégia e inovação, processos e produtos inteligentes, serviços orientados para dados, pessoas e liderança. Como resultado, foram obtidas avaliações globais e segmentadas à luz de cada um dos fatores considerados, apontando pontos de melhoria nas organizações avaliadas. Assim, o modelo proposto pelos autores constitui ferramenta de apoio no processo de planejamento estratégico organizacional. Pode apoiar gestores públicos e empresários do mercado têxtil na busca por estratégias de incorporação de novas tecnologias como forma de melhoria da competitividade do APL.

O projeto é apoiado pelo Programa de Concessão de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Tem alinhamento com o plano estratégico de longo prazo estabelecido pelo Governo de Pernambuco (PE2035), mais especificamente, com os objetivos estruturantes de adensamento e melhoria de competitividade do APL de confecções do Agreste e interiorização das atividades de pesquisa. Duan atualmente desenvolve trabalhos nas áreas de geoprocessamento, suporte à decisão, engenharia de dados, avaliações de maturidade e pesquisa operacional.

Mais informações
Duan Vilela

duanvilela@gmail.com 

Data da última modificação: 08/03/2024, 20:59