Doutora em Engenharia Civil pela UFPE ganha Prêmio Cátedra Abertis em Mobilidade Sustentável

A cerimônia de entrega dos prêmios será promovida em São Paulo, no dia 26 de setembro, pela Arteris

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Isabel Magalhães conquistou o 1º lugar no Prêmio Cátedra Abertis em Mobilidade Sustentável 2023 com a tese “Indicadores de suporte às políticas de transporte orientadas ao alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável”. A engenheira e pesquisadora foi orientada pelo professor Enilson Medeiros dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) do Centro de Tecnologia e Geociência (CTG) da UFPE.

O Abertis é hoje um dos principais grupos internacionais em gestão de rodovias e serviços de mobilidade. A Rede Internacional de Cátedras Abertis iniciou sua jornada na Espanha em 2003. No Brasil, a Cátedra Abertis funciona no Departamento de Engenharia de Transportes da USP.

A cerimônia de entrega dos prêmios será promovida em São Paulo, no dia 26 de setembro, pela empresa Arteris. A premiação foi criada com o intuito de fomentar o interesse dos universitários e pesquisadores do Brasil nas áreas correspondentes às duas categorias, nas quais podem ser inscritas teses e dissertações: Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes ou Segurança Viária. Concorreram trabalhos defendidos em 2022. Os trabalhos ganhadores da etapa nacional são submetidos aos Prêmios Internacionais da Cátedra Fundação Abertis de 2023.

Em sua tese, Isabel Magalhães propõe uma ferramenta de indicadores para dar suporte às ações prévias e de monitoramento de políticas de transportes, tendo em vista o alcance da Agenda 2023 da ONU, na qual estão elencados vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“A ferramenta proposta possui um caráter sistêmico e estratégico, sendo abrangente, adaptável e flexível, podendo ser aplicada em níveis urbanos e regionais. Devido às suas características, é possível monitorar até mesmo apenas um indicador, sem prejuízo metodológico. Além de monitorar a evolução das políticas de transportes na direção da busca por uma maior sustentabilidade, a ferramenta proposta é importante para elaboração de políticas e para a determinação de ações prioritárias”, afirma Isabel Magalhães.

Este ano, o júri formado por docentes universitários e por engenheiros da Arteris indicou duas teses ganhadoras por empate, sendo uma delas a de Isabel Magalhães. Os ganhadores receberão 3,5 mil euros, cada um.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE

atendimentoppgec@gmail.com