Dois professores da UFPE são agraciados com o 3° Prêmio Nacional Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação “Johanna Döbereiner”

Ambos foram indicados ao prêmio pela Facepe

Dois professores da UFPE receberam ontem (13) o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação “Johanna Döbereiner”, outorgado a 15 pesquisadores e três profissionais de Comunicação. O professor Cid Bartolomeu de Araújo, do Departamento de Física da Universidade, foi o primeiro colocado na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Exatas. Já a professora Fabiana Moraes da Silva, do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, foi agraciada com o primeiro lugar do prêmio na categoria Profissional de Comunicação. Ambos foram indicados ao prêmio pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

A premiação foi concedida a pesquisadores que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado direta ou indiretamente o desenvolvimento e o bem-estar das populações brasileiras. O prêmio também reconheceu a atuação de profissionais de Comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade.

Os agraciados receberam no palco do Sesi Lab, em Brasília (DF), certificado de premiação e troféu. Os classificados em cada categoria/ subcategoria no primeiro lugar receberão R$ 10 mil; em segundo lugar, R$ 6 mil; e, em terceiro lugar, R$ 3 mil. Nesta terceira edição, a premiação financeira total foi de R$ 114 mil.

PREMIAÇÃO REGIONAL - No mês de dezembro de 2023, no encerramento da V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, na quinta-feira (7), no auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg), no Campus Recife da UFPE, foram entregues prêmios Facepe/Confap a seis professores da UFPE por sua atuação na pesquisa e na ciência, que foram indicados pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) para participar da edição nacional da premiação da Confap. Agora, dois deles foram agraciados com o Prêmio Nacional Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação “Johanna Döbereiner”.

Data da última modificação: 14/03/2024, 15:22