Divulgado resultado preliminar do Pibic-EM

Estudantes contemplados iniciarão atividades no dia 1º de setembro

Foi divulgado hoje (30) pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação o resultado preliminar da seleção Pibic-EM 2022-2023. divulgou hoje (30), na página da Iniciação Científica. Nesta seleção, foram inscritos 41 projetos ao todo nas três macroáreas, contemplando também pesquisadores doutorandos, facultando a possibilidade de executar papel de orientação por parte desta parte da academia. Participam estudantes de dez diferentes escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR) e de Caruaru, com maior proporção de estudantes do Colégio de Aplicação (CAp) e do Colégio Militar do Recife.

Estudantes do Colégio de Aplicação da UFPE, do Instituto Técnico Federal de Pernambuco, da Erem Marechal Floriano Peixoto, Erem Padre Zacarias Tavares, Erem Professor Fernando Mota, Erem Professor Epitácio André Dias, Escola Técnica Estadual Ministro Fernando Lyra (Caruaru,) Erefem Joaquim Xavier de Brito e Erefem Torquato de Castro deverão iniciar seus projetos no dia 1º de setembro. 83% destes jovens terão bolsa de iniciação científica do CNPq.

O Setor de Iniciação Científica da Propesqi vai entrar em contato com os estudantes em setembro para os detalhes de oficialização de sua participação no programa.

PIBIC-EM – O Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic-EM) chega à sua 11ª edição na UFPE. Neste programa, um professor ou pesquisador desenvolve projeto de pesquisa em conjunto com estudante de Ensino Médio de escola pública (Colégio de Aplicação, Colégio Militar, escolas de referência e escolas técnicas). O programa impacta na formação de futuros jovens cientistas, incluindo a melhoria de ensino, melhoria da motivação voltada para resolução de problemas, inclusão de estudantes com fomento (bolsa) para adesão e estruturação.

Este programa é muito importante do ponto de vista social, pois integra os estudantes no desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicando metodologia científica, discutindo experimentos e conclusões, bem como, orientando na apresentação de resultados em eventos como o Conic.

(81) 2126.7052 – WhatsApp institucional

pibic.propesqi@ufpe.br