Diretor do CIn, Paulo Borba, será o convidado da vez no Seminário de Pesquisa “O fim da programação, de novo!”

Seminário acontece na terça-feira (18), às 10h, no anfiteatro do CIn, com transmissão no canal do YouTube

“O fim da programação, de novo!” será o próximo tema do Seminário de Pesquisa do Centro de Informática (CIn) da UFPE. Dessa vez, a Coordenação de Pesquisa convidou o diretor do centro, professor Paulo Borba, para palestrar no seminário que acontece na próxima terça-feira (18), às 10h, no anfiteatro do CIn, com transmissão no canal do YouTube

“O fim da programação já foi anunciado várias vezes. Dessa vez, o fim é sugerido pelo surgimento dos LLMs (Large Language Models) e de suas variações para código, disponibilizados através de ferramentas como ChatGPT e GitHub Copilot, que mostram significativa capacidade de gerar código a partir de descrições em linguagem natural”, comenta Paulo Borba. Na palestra, será apresentada a ideia geral dessas ferramentas, com comparações de abordagens anteriores para geração de código, além de discussões de como elas podem ser usadas, e se o fim da programação está, de fato, próximo.

Diretor do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui doutorado em Computação pela Universidade de Oxford, mestrado e bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor titular do CIn, onde lidera o Grupo de Produtividade de Software.

Data da última modificação: 11/04/2023, 11:43