Notícias Notícias

Voltar

Dia para reforçar a luta contra o preconceito devido à identidade de gênero e orientação sexual

No dia 28 de junho, é comemorado o Dia do Orgulho LGBTI+. HC possui espaço destinado ao cuidado integral à pessoa trans

Neste domingo (28), é comemorado o Dia do Orgulho LGBTI+. Uma data para reforçar a luta pelos direitos humanos, a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, livre de discriminações e preconceitos. É um dia para marcar o orgulho da sua sexualidade, sem vergonha de sua identidade ou orientação sexual. O Hospital das Clínicas da UFPE possui o Espaço de Acolhimento e Cuidado Trans, um local onde é oferecido um cuidado e atenção integral à pessoa trans, reconhecendo a importância da promoção e proteção de seus direitos. 

“O Espaço Trans entende que afirmar a luta pelo fortalecimento do SUS é se alinhar à luta da comunidade LGBTI+, que, no dia 28 de junho, reafirma sua existência e necessidade de respeito e cuidados numa perspectiva de universalidade e equidade, princípios estruturais do SUS”, afirma a coordenadora do Espaço Trans do HC-UFPE, Suzana Livadias. 

O Espaço Trans do HC-UFPE é um dos centros de referência na assistência às pessoas trans no Brasil, com um ambiente de atenção que vai desde a reflexão sobre escolhas e compartilhamento de experiências até o acompanhamento pós-cirurgia de redesignação sexual. O local foi criado, em outubro de 2014, quando o Hospital das Clínicas recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde para a implantação dos procedimentos relativos ao processo transexualizador do SUS, por meio da Portaria n° 1.055, de 13 de outubro. 

Por ser o único do Norte-Nordeste que oferece atendimento integral à pessoa trans (incluindo o pós-operatório da redesignação), a procura por esse serviço é alta. Mais de 300 pessoas foram e continuam sendo acompanhadas pelo Espaço Trans. A maioria é da Região Metropolitana do Recife, mas também há de outros Estados do Nordeste.

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o Espaço Trans está com os atendimentos reduzidos, dando suporte a pós-operatórios e à terapia hormonal, além de assistência psicológica e psiquiátrica.

O HC-UFPE é um hospital vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Data da última modificação: 27/06/2020, 09:29