Notícias Notícias

Voltar

Curso de Dança da UFPE promove oficina e palestra sobre inclusão e arte

A convidada é a artista-docente Carolina Teixeira, da UFPB

Na próxima sexta-feira (17), ocorrerá a “Oficina em movimento: Transignificações em curso” e a palestra “A Estética da Experiência”, com a artista-docente convidada Carolina Teixeira (@emcimadomundo) como parte da programação do componente curricular “Tópicos sobre inclusão de pessoas com deficiência (PCD) em danças”, ministrada pela docente Ana Marques (@anamarques_danca) do curso de Dança da UFPE. Ana Marques é líder do grupo de pesquisa Pesquisartes: interseções entre arte, inclusão, saúde e qualidade de vida (@pesquisartes.ufpe). Poderão participar discentes e docentes do curso de Dança da UFPE, pessoas de outros centros e da comunidade externa mediante inscrição, para a oficina e para a palestra.

Carolina Teixeira é artista da performance e pesquisadora em Disability Studies (Estudos da Deficiência) no campo das artes da cena. Integrou e também dirigiu a renomada Roda Viva Cia de Dança (Natal-RN). Trabalhou como pesquisadora associada na Oberlin College em parceria com a professora Ann Cooper Albright, investigando a cena da dança e dos movimentos sociais das pessoas com deficiência nos EUA. É autora do livro “Deficiência em Cena”, lançado em 2011 pela Editora Ideia e em sua segunda edição revista e atualizada pela Offset Editora em dezembro de 2021. Atua como consultora em acessibilidade estética em diversas instituições no país e no exterior. É professora substituta do Departamento de Artes Cênicas da UFPB.

“Oficina em movimento: Transignificações em curso”
Cena, criação, política-corpo e Deficiência como campo do conhecimento humano serão questões discutidas nesta oficina-comunicação. Temas atuais como inclusão, corpo deficiente e sua inserção nas artes cênicas serão vivenciados e discutidos nesta oficina. A importância do movimento e da ação cênica como elemento crítico e formador é a questão central deste trabalho.
Local: Sala Nascimento do Passo, CAC, UFPE
Data: 17/03
Horário: Das 15h às 18h30
Inscrição via formulário eletrônico e confirmada por e-mail.
Vagas limitadas

Palestra “A Estética da Experiência”
A presente comunicação objetiva a exposição acerca dos Estudos da Deficiência e suas contribuições no campo das artes da cena no Brasil e no exterior, suas principais correntes investigativas e desdobramentos no campo sociopolítico e cultural das sociedades ocidentais.
Entender o fenômeno da deficiência enquanto espaço/território de conhecimento e de formação de aprendizagens é, sobremodo constituir outros espaços de articulação e percepção estética para a pesquisa e prática na cena. Nesta ocasião, também serão vendidos os exemplares do livro “Deficiência em Cena”, da artista-docente convidada. 
Para reservas, falar com a autora Carolina Teixeira via direct do seu perfil @emcimadomundo
Local: Auditório Evaldo Coutinho, CAC, UFPE
Data: 17/03
Horário: 19h30 às 21h
Inscrição via formulário eletrônico 

Data da última modificação: 15/03/2023, 13:32